Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Sepam e Clube da Robótica iniciam parceria ‘Maker Robotics’

2021-04-27 às 18:46

Novas linguagens educacionais. Com esse objetivo o Colégio Sepam implantou a proposta ‘Maker Robotics’ para seus alunos. Com parceria do Clube da Robótica, o Colégio passa a oferecer aulas extracurriculares para os estudantes, e já a partir da educação infantil. “Nosso objetivo é aperfeiçoar ainda mais nosso ensino. O Sepam traz o Clube da Robótica para seus alunos como mais uma ferramenta de excelência de nosso colégio”, explica o diretor, Osni Mongruel Junior.

Após análises, os diretores do Colégio chegaram ao Clube para oferecer aulas de Robótica para seus alunos. “Temos como missão difundir o ensino da Robótica e da programação para cada vez mais crianças. Com esta parceria com o Sepam temos a oportunidade de expandir esse universo e levar novas habilidades para crianças e jovens”, destaca o CEO do Clube e professor, Evandro Kafka.

Além da experiência dos professores e tempo de atuação no mercado, o Clube foi escolhido para a parceria por conta de sua participação em eventos de Robótica. “Estamos há alguns anos no mercado, e levamos nossos alunos a participar de competições nacionais de robótica”, relata o CEO, destacando que premiações já foram conquistadas. “Os prêmios são uma consequência de nosso trabalho e do esforço dos alunos. A participação em eventos reforça as habilidades que queremos que nossos alunos desenvolvam”, acrescenta.

Superação, trabalho em equipe, resolução de conflitos, aprendizados para lidar com frustrações, além da robótica e programação, é claro. Todas essas habilidades podem ser aprendidas. “O colégio oferece esta oportunidade a nossos alunos. Com o Maker Robotics eles desenvolverão competências e habilidades para construir seus conhecimentos de maneira autônoma, criativa e significativa”, avalia Sônia Mongruel coordenadora pedagógica do Sepam, destacando que essas competências e habilidades são importantíssimas para responder às demandas do século XXI.

Mãe de aluno Sepam e maker do Clube da Robótica, Melissa Aoki Fugimoto foi uma das entusiastas da parceria. “A robótica envolve inovação e desafio. Algo essencial para ser trabalhado com as crianças”, exulta. Para ela, trabalhar com a robótica no universo infanto-juvenil permite desmistificar o uso da tecnologia, aprendendo a olha-la como recurso para resolver problemas reais da humanidade.

Maker Robotics

As aulas com o Clube da Robótica terão início do mês de maio no Colégio Sepam. As matrículas já estão sendo feitas. Serão quatro ‘cursos’ ofertados: Robótica Criativa (1º e 2º anos da Educação Infantil), Micro Bit: BBC (3º, 4º e 5º anos), Robótica Embarcada (6º, 7º e 8º anos) e Mundo da Inteligência artificial e IOT (alunos do 9º, 1º e 2º do Ensino Médio).

Para a coordenadora do Colégio, as atividades propostas pelo Maker Robotics irão levar o aluno a desenvolver aprendizagem criativa nas diversas áreas do conhecimento. “Vão permitir ao aluno apropriar-se da linguagem e da lógica de programação, tão significativas para a geração atual e importantes para o mercado de trabalho atual e futuro”, finaliza.

da Assessoria