há 5 horas
Assessoria

A Assembleia Legislativa do Paraná entregou, nesta segunda-feira (8), o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário Hélio Pimentel Filho, o Helinho, em reconhecimento ao seu papel na transformação e na popularização da cultura em Curitiba e no estado. A homenagem, proposta pelos deputados Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia; Gugu Bueno (PSD) e Maria Victoria (PP), respectivamente 1º e 2º secretários da Casa de Leis, ressalta a trajetória de Helinho na cena cultural de Curitiba desde meados dos anos 1970.
Amigo de ícones paranaenses como o poeta Paulo Leminski e o urbanista Jaime Lerner, Helinho criou a lendária rádio Estação Primeira já na década seguinte, oferecendo ao público da capital uma alternativa roqueira às emissoras que então não davam destaque a esse estilo musical. A rádio logo se transformou em referência na cidade, abrindo espaço para novos sons, novas bandas e novas vozes, sendo lembrada até hoje pelos amantes da boa música. Anos depois, esteve à frente das rádios 96 Rock e Mundo Livre FM, que mantiveram o legado da histórica Estação Primeira.
Inquieto, Helinho também se firmou como um dos grandes produtores culturais da cidade e recebeu do amigo Lerner, então prefeito de Curitiba, o convite para transformar uma pedreira abandonada em um espaço de grandes espetáculos. Assim nasceu a Pedreira Paulo Leminski, hoje reconhecida como o maior palco fixo a céu aberto da América Latina e referência nacional para turnês de artistas brasileiros e internacionais. Também foi diretor artístico do Festival Lupaluna, um dos mais relevantes eventos de música alternativa do país.
Assumiu, em 2013, a gestão da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, recolocando Curitiba na rota dos grandes espetáculos. Atualmente, é também CEO do Parque Jaime Lerner, que integra os dois espaços e leva o nome do urbanista e ex-prefeito de Curitiba. Recentemente, coordenou a criação da Rua da Música, intervenção urbanística que conecta a Pedreira à Ópera de Arame e abriga operações gastronômicas, espaços infantis temáticos e atividades culturais permanentes, em projeto desenvolvido em parceria com Cicão Chies.
“O Helinho é uma lenda curitibana, um orgulho para o Estado do Paraná pela sua trajetória e contribuição para a cultura de Curitiba e do nosso estado. Ele, que tem a concessão da Pedreira e também da Ópera de Arame, agora idealizador da Rua da Música, que é um novo cartão-postal do nosso estado e referência para o Brasil, recebe hoje a maior honraria da Assembleia Legislativa, justa homenagem à sua trajetória, ao seu legado e à sua contribuição. E hoje, no plenário, temos a presença de muitas autoridades, amigos e familiares do Helinho, acompanhado de sua esposa, Celeste, para receber esta homenagem”, destaca a deputada Maria Victoria.
Também presente ao evento, o deputado federal Ricardo Barros destacou a importância da contribuição de Helinho para o Paraná.
“O Helinho promove o desenvolvimento, promove a alegria, promove momentos felizes que as pessoas vivem. Eu sempre falo que quem faz o que gosta não cansa. Portanto, não descansa. Felizes são as pessoas que levantam todo dia para fazer o que gostam. O Helinho merece todo o nosso reconhecimento, e que esse título sirva de incentivo para que você tenha ideias, siga ousando e, com seu modo visionário de atuar, continue a nos alegrar”, afirmou Barros em seu discurso.
A ex-governadora Cida Borghetti, que não pôde comparecer à solenidade por estar em São Paulo, gravou um recado em vídeo ao homenageado.
“É uma justa homenagem a um jovem que sempre esteve à frente de seu tempo, idealizador, futurista e que sempre priorizou a música e a cultura. E também um amigo de longa data, e eu não poderia deixar de prestar essa homenagem ao nosso querido Helinho Pimentel. O momento agora é de aplausos para você.”
Entre os amigos presentes, destaque para o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que conta que, apesar do sobrenome em comum, não tem parentesco com o homenageado, a quem chama de “primo” em uma brincadeira de muitos anos.
“Essa homenagem da Assembleia para essa figura tão importante para a cidade é merecida. O Hélio Pimentel é um homem que ajudou na construção da história recente da cidade, faz um trabalho muito forte no entretenimento, na cultura e nos shows da cidade. Ajudou na construção e na credibilidade que têm a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, e hoje lidera o Parque Jaime Lerner, que inclui a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame e a Rua da Música, um grande espaço novo de entretenimento na cidade de Curitiba. Então ele, com suas boas ideias, sua comunicação e seu trabalho na rádio ao longo de toda uma vida, merece esse reconhecimento. Eu fiz questão de vir aqui para mostrar meu respeito a ele e a gratidão que a cidade tem pelo trabalho na cultura curitibana ao longo de todos esses anos”, afirma o prefeito.
Já o ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, recordou momentos importantes vivenciados ao lado do homenageado na época da transformação da velha pedreira em um palco para shows memoráveis.
“Eis o nosso Helinho Pimentel, o piá ‘curitibinha’ que, desde menino, sonhava com a música. O criador da rádio Estação Primeira. O mentor e inspirador do palco da pedreira, onde, no princípio, o Jaime Lerner fez improvisadamente um show, e depois o palco definitivo que sediou o grande concerto dos 300 anos de Curitiba. Essa noite mágica foi uma das muitas que se repetiram ao infinito. Eis por que o Helinho Pimentel, um curador de música, um mestre de música e criatividade, merece a cidadania benemérita do Paraná, pelo muito que produziu, pelo muito que sonhou”, afirma Greca.
O homenageado da noite não disfarçou a emoção pelo reconhecimento à sua longa trajetória de valorização da cultura da capital e de todo o estado.
“Para mim, é uma emoção, em 2025, quando comemoro 50 anos trabalhando com cultura. Eu comecei, em 1975, a me envolver profissionalmente com música. E nesses 50 anos eu recebo essa homenagem da Assembleia, uma homenagem muito importante, que me emociona muito. Ainda mais neste momento em que o Parque Jaime Lerner, que é a união da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, se unifica por meio da Rua da Música. Foram anos e anos de luta. Faço um agradecimento enorme ao presidente Alexandre Curi e à minha amada irmã querida, de quem sou padrinho de casamento, que é a Maria Victoria. Não tenho palavras para agradecer”, contou, com a voz embargada, o novo Cidadão Benemérito do Paraná.
Também estiveram presentes à homenagem os vereadores de Curitiba Angelo Vanhoni e Rafaela Lupion; o ex-secretário de Governo e de Fazenda do Paraná, Giovani Gionédis; e o ex-deputado federal Ricardo Gomyde.