Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Curitiba e RMC

Curitiba é destaque em fala de Pimentel no Colégio Pio Brasileiro de Roma

"Vim trazer aqui um pouco da história de Curitiba", contou o prefeito da capital, após entregar uma réplica em miniatura da escultura da onça “Luar do Sertão” ao reitor da instituição

há uma hora

Assessoria

Curitiba é destaque em fala de Pimentel no Colégio Pio Brasileiro de Roma
Foto: Reprodução

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, fez uma palestra para padres brasileiros nessa quinta-feira (22/1), na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma, na Itália. Ele foi recebido pelo reitor, monsenhor Valdir Cândido de Morais, pelo diretor de estudos do colégio, padre Antônio Marcos Depizzoli, e pelo padre Fabiano Dias Pinto, da Arquidiocese de Curitiba.

Desde 1934, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro acolhe presbíteros enviados pelas dioceses do Brasil para aprofundar sua formação em Roma. Fundado com o apoio do Papa Pio XI e do episcopado brasileiro, tornou-se um espaço privilegiado de estudo, espiritualidade e convivência fraterna.

Experiência de Curitiba

O prefeito foi recebido em almoço no colégio, junto com o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, e outros religiosos.

“Vim trazer aqui um pouco da história de Curitiba. Esta visita faz parte da nossa agenda aqui em Roma. Ontem (21/1), tivemos uma audiência com o papa e amanhã (23/1) teremos uma reunião com o prefeito de Roma e também a apresentação da Camerata Antiqua em comemoração aos 200 anos da relação Brasil-Vaticano”, disse Eduardo Pimentel.

O prefeito entregou a reitor do Colégio Pio Brasileiro uma réplica em miniatura da escultura da onça "Luar do Sertão", de autoria do escultor João Turim. A missão na Itália é alusiva ao Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.

Ampliação dos laços

O padre Fabiano Dias Pinto, da Arquidiocese de Curitiba, disse que a presença do prefeito curitibano em Roma amplia os laços de Curitiba com a Santa Sé.

“É muito importante nós termos aqui a visita do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que vem participar dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé de uma maneira particular porque a Camerata Antiqua de Curitiba executará os cantos com as músicas do grande compositor brasileiro, padre José Maurício Nunes Garcia, que é um compositor da época do início das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé. Então a presença do prefeito valoriza muito a Camerata Antiqua, que valoriza os 200 anos de relações entre o Brasil e a Santa Sé Apostólica”, disse o religioso.

O padre Fabiano Dias Pinto pertence à Arquidiocese de Curitiba, e atualmente é doutorando em Direito Canônico na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e residente no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Prefeito de Roma, FAO e Camerata

A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel na Itália segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas. O prefeito já participou de audiências com o Papa Leão XIV, na quarta-feira (21/1), e com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza.

Nesta sexta-feira (23/1), Eduardo Pimentel vai se encontrar com prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, para trocar experiências e avaliar cooperações entre Curitiba e Roma.

O prefeito curitibano participará de uma reunião com a diretora de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Corina Hawkes, e, com a chefe da Delegação Permanente do Brasil junto à FAO, embaixadora Carla Carneiro.

Depois, o prefeito participa da Missa Solene de Ação de Graças, às 16h, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. O rito litúrgico contará com acompanhamento musical da Camerata Antiqua de Curitiba, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.

A celebração será concelebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pelo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, por cardeais brasileiros e demais membros da presidência da CNBB.

Compartilhe:

Leia também

Ator de Stranger Things confirma participação em evento na capital do PRAstro que vive Will Byers na série da Netflix participará da última edição da 'Stranger Con' em setembro; ingressos começam a ser vendidos nesta semana
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia