há uma hora
Assessoria

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, fez uma palestra para padres brasileiros nessa quinta-feira (22/1), na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma, na Itália. Ele foi recebido pelo reitor, monsenhor Valdir Cândido de Morais, pelo diretor de estudos do colégio, padre Antônio Marcos Depizzoli, e pelo padre Fabiano Dias Pinto, da Arquidiocese de Curitiba.
Desde 1934, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro acolhe presbíteros enviados pelas dioceses do Brasil para aprofundar sua formação em Roma. Fundado com o apoio do Papa Pio XI e do episcopado brasileiro, tornou-se um espaço privilegiado de estudo, espiritualidade e convivência fraterna.
O prefeito foi recebido em almoço no colégio, junto com o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, e outros religiosos.
“Vim trazer aqui um pouco da história de Curitiba. Esta visita faz parte da nossa agenda aqui em Roma. Ontem (21/1), tivemos uma audiência com o papa e amanhã (23/1) teremos uma reunião com o prefeito de Roma e também a apresentação da Camerata Antiqua em comemoração aos 200 anos da relação Brasil-Vaticano”, disse Eduardo Pimentel.
O prefeito entregou a reitor do Colégio Pio Brasileiro uma réplica em miniatura da escultura da onça "Luar do Sertão", de autoria do escultor João Turim. A missão na Itália é alusiva ao Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.
O padre Fabiano Dias Pinto, da Arquidiocese de Curitiba, disse que a presença do prefeito curitibano em Roma amplia os laços de Curitiba com a Santa Sé.
“É muito importante nós termos aqui a visita do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que vem participar dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé de uma maneira particular porque a Camerata Antiqua de Curitiba executará os cantos com as músicas do grande compositor brasileiro, padre José Maurício Nunes Garcia, que é um compositor da época do início das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé. Então a presença do prefeito valoriza muito a Camerata Antiqua, que valoriza os 200 anos de relações entre o Brasil e a Santa Sé Apostólica”, disse o religioso.
O padre Fabiano Dias Pinto pertence à Arquidiocese de Curitiba, e atualmente é doutorando em Direito Canônico na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e residente no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel na Itália segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas. O prefeito já participou de audiências com o Papa Leão XIV, na quarta-feira (21/1), e com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza.
Nesta sexta-feira (23/1), Eduardo Pimentel vai se encontrar com prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, para trocar experiências e avaliar cooperações entre Curitiba e Roma.
O prefeito curitibano participará de uma reunião com a diretora de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Corina Hawkes, e, com a chefe da Delegação Permanente do Brasil junto à FAO, embaixadora Carla Carneiro.
Depois, o prefeito participa da Missa Solene de Ação de Graças, às 16h, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. O rito litúrgico contará com acompanhamento musical da Camerata Antiqua de Curitiba, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.
A celebração será concelebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pelo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, por cardeais brasileiros e demais membros da presidência da CNBB.