há 14 horas
Redação

Curitiba vai ganhar destaque no cenário internacional de sustentabilidade nos primeiros dias de novembro. O prefeito Eduardo Pimentel viaja neste domingo (2) ao Rio de Janeiro para participar da Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, que acontece de segunda (3) a quarta-feira (5) no Museu de Arte Moderna.
O evento reúne prefeitos das maiores cidades do mundo, além de líderes empresariais, cientistas, ativistas e representantes de bancos internacionais, e antecede a COP30, marcada para Belém.
“É uma honra para Curitiba participar de um evento dessa magnitude. Estamos animados para mostrar nossos avanços na sustentabilidade ambiental com o PlanClima e buscar novos financiamentos para projetos importantes para a cidade”, afirmou Pimentel.
Curitiba está entre as 26 finalistas do prêmio Local Leaders Awards 2025, da Bloomberg Philanthropies, que reconhece políticas eficazes no combate às mudanças climáticas. O programa Curitiba Mais Energia, que utiliza energia solar para reduzir custos e emissões de carbono, concorre na categoria Transição Energética e Construções Inteligentes.
Durante a cúpula, Pimentel terá uma agenda intensa. No domingo, participará do Podcast Cities 1.5, apresentando as ações da cidade em sustentabilidade, transporte público e planejamento urbano. Na segunda-feira (3), participará da abertura do evento e da assinatura de adesões a Aceleradores de Sistemas Alimentares Sustentáveis e Planejamento Urbano, além de um memorando de entendimento com a ONU Habitat. Também apresentará as ações do PlanClima, plano estratégico para tornar Curitiba neutra em carbono até 2050.
Na terça-feira (4), o prefeito participará da 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e discutirá temas como saúde, governança climática, educação e mobilidade urbana. Curitiba apresentará o projeto Mobilidade Urbana: Decisões com Dados e participará da mesa de investidores sobre Desbloqueando investimentos para cidades e natureza, defendendo a criação do Parque Linear Córrego Areiãozinho para prevenir alagamentos com soluções naturais.
O prefeito destacou a importância da cidade como referência global:
“Nossa Pirâmide Solar e os terminais solares de Boqueirão, Santa Cândida e Pinheirinho geraram energia suficiente para suprir mais de 45% do consumo dos prédios públicos da Prefeitura. Nosso objetivo é alcançar autossuficiência energética com fontes renováveis.”
A Cúpula do C40 evidencia a importância das cidades no combate à crise climática: abrigando mais da metade da população mundial e responsáveis por 75% das emissões globais, as cidades têm adotado medidas decisivas para reduzir emissões e avançar no cumprimento das metas do Acordo de Paris.
Pimentel retorna a Curitiba na quarta-feira (5) após os três dias de debates e reuniões estratégicas com líderes globais.