{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Curitiba e RMC

"Valorizar as raízes é fortalecer a identidade da cidade”, diz Eduardo Pimentel em evento no Parque dos Tropeiros

O evento gratuito reúne cultura campeira, gastronomia típica, feira da agricultura familiar e atrações para toda a família

há 2 dias

Amanda Martins

Publicidade
"Valorizar as raízes é fortalecer a identidade da cidade”, diz Eduardo Pimentel em evento no Parque dos Tropeiros
Foto: Levy Ferreira/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel participou, neste sábado (6), da abertura do 1º Festival Raízes Culturais – Sabores e Saberes, realizado no Parque dos Tropeiros, no bairro CIC, em Curitiba. Gratuito, o evento segue até este domingo, das 9h às 23h, reunindo alimentação sustentável, cultura tropeira, culinária típica, música regional e atividades voltadas à valorização da identidade local.

Antes da abertura oficial, o prefeito percorreu as atrações do parque, visitou a reprodução de um acampamento tropeiro e conversou com expositores da 1ª Feira das Cooperativas da Agricultura Familiar do Paraná. No espaço, o público encontra produtos frescos, coloniais e artesanais, além de vivências culturais que destacam o trabalho das comunidades rurais. Pimentel também experimentou a costela de chão, preparada desde as primeiras horas da manhã.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância de fortalecer o Parque dos Tropeiros como espaço permanente de celebração da tradição e ressaltou o papel da cultura campeira na formação da cidade. Segundo ele, a intenção é ampliar o uso do local para atividades culturais e valorizar o trabalho de grupos tradicionalistas e feirantes. “A tradição precisa ser vivida e valorizada. Queremos que o Parque dos Tropeiros receba cada vez mais eventos, porque este é um espaço feito para isso. Que os CTGs continuem investindo aqui. Viva o Parque dos Tropeiros e viva a cultura campeira”, afirmou.

No primeiro dia, famílias circularam pelo parque e participaram da programação, que continua no domingo com shows, apresentações de danças gaúchas, exposição de cavalos e ovinos, food trucks, feira de produtos rurais e ações educativas da Prefeitura sobre segurança alimentar e nutricional.

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destacou a relação histórica entre Curitiba e o tropeirismo. “A cidade se desenvolveu a partir dessa história. Por isso é tão importante resgatar a cultura campeira e tradicionalista. Agradeço aos produtores, aos grupos envolvidos e ao prefeito pelo apoio para fortalecer esse movimento”, disse.

Participantes também ressaltaram o orgulho em manter vivas as tradições. Alisson Rangel Strotkampe, do CTG Posteiros dos Mananciais, falou sobre o significado da preservação cultural, enquanto a primeira Prenda Veterana do mesmo CTG, Valdirene Sepanhaki, destacou a importância do espaço como símbolo do tradicionalismo no Paraná.

O 1º Festival Raízes Culturais – Sabores e Saberes é realizado pela Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Unicafes Paraná, com apoio do Prometropole e do Instituto Municipal de Turismo. Participaram da abertura autoridades municipais e estaduais, representantes culturais e lideranças comunitárias.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

"A gratidão que a cidade tem pelo trabalho que ele realiza", reconhece Pimentel em entrega de título a Hélinho na AlepO empresário, Hélio Pimentel Filho, é o responsável pela criação de rádios e pela gestão de espaços culturais na capital paranaense
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia