O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representa a capital paranaense nesta semana em um dos principais programas internacionais de formação para líderes municipais, o Bloomberg Harvard City Leadership Initiative. Realizado em Nova Iorque (EUA), o programa reúne prefeitos de 47 cidades de 17 países, e tem como objetivo fortalecer a gestão pública local por meio de capacitações em liderança, inovação e enfrentamento de desafios urbanos.
Pimentel é o único prefeito brasileiro selecionado para esta edição do programa, que está em sua nona edição. De acordo com Pimentel, a participação se dá sem custos para o município — todas as despesas são cobertas pelos organizadores.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito afirmou que Curitiba passa a integrar uma lista restrita de cidades participantes, que já contou com metrópoles como Nova Iorque, Los Angeles, Amsterdã e Helsinque. “É uma formação exclusiva, que permitirá a troca de experiências com gestores de mais de 40 cidades do mundo”, declarou.
Um dos temas que Pimentel pretende destacar durante os encontros é a revitalização do centro de Curitiba. Segundo ele, a iniciativa está em andamento e poderá ser fortalecida com o intercâmbio de boas práticas internacionais.
Criado pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a Harvard Kennedy School e a Harvard Business School, o programa oferece formação executiva com base em evidências, uso de dados e estratégias colaborativas. Desde 2017, já capacitou mais de 350 prefeitos e 635 altos funcionários municipais de 41 países.
A programação inclui atividades presenciais e remotas ao longo de nove meses. Além da formação dos prefeitos, os municípios selecionados também poderão enviar servidores para módulos complementares. No caso de Curitiba, participarão em agosto representantes da Assessoria de Relações Internacionais (Arin) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Durante a ausência de Eduardo Pimentel, que permanece nos Estados Unidos até 20 de julho, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, assume interinamente a chefia do Executivo municipal.
O programa também oferece acesso posterior a iniciativas como capacitação em áreas estratégicas da administração pública, acompanhamento de projetos e apoio técnico a práticas inovadoras voltadas para melhorar a qualidade de vida nas cidades.