No mês em que completa 332 anos, Curitiba ganhou um novo cartão-postal: três murais gigantescos de arte urbana realizados pelo renomado artista Eduardo Kobra, que cobrem os silos do Moinho da Anaconda, no bairro Jardim Botânico, e que dão vida nova à região próxima à Rodoferroviária da cidade.
A entrega da obra, encomendada pela fábrica de farinha, foi realizada na noite desta terça-feira (17), com participação do prefeito Eduardo Pimentel e do autor da intervenção artística. “Vim dizer muito obrigado à família do Moinho Anaconda por este presente para Curitiba, dando esse que vai virar um novo ponto turístico, pertinho de outro, o Jardim Botânico. Agradeço ao Eduardo Kobra por estampar em Curitiba seu trabalho nesta grande obra de arte a céu aberto, que certamente não será a única em Curitiba”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel.
Ao lado do autor da obra e do presidente do Moinho Anaconda, Max Piermartiri, o prefeito de Curitiba cortou a fita, simbolizando a entrega dos três murais gigantes, obra chamada de Ciclos e que ocupa 5 mil m² em área.
Piermartiri ressaltou que a empresa tradicional de Curitiba decidiu inovar ao estampar seus silos vistos à distância para presentear a cidade e simbolizar sua constante modernização. “Este é um reconhecimento pelo valor da cidade de Curitiba e de todos os cidadãos. A farinha que produzimos aqui sai desses portões para abastecer meio Brasil. Somos a unidade de moagem no país que mais longe leva sua farinha. Essa obra simboliza a dignidade em realizar nosso trabalho e que que ela nos inspire a cada dia para produzir um produto que é sagrado”, disse.
Kobra, que iniciou as obras no local em janeiro e em meio a um grande mistério sobre o resultado, agradeceu a oportunidade de realizar, em Curitiba, sua segunda maior arte urbana já feita. “É um grande privilégio realizar meu trabalho em Curitiba, neste local icônico e histórico da cidade. Foi um grande desafio que certamente marcou minha trajetória. Agradeço a o convite, a paciência e a confiança de vocês no meu trabalho”, falou.
Centro Expandido
A grande obra de Arte Urbana entregue nesta terça-feira à cidade exemplifica o espírito do trabalho conjunto da Prefeitura com a sociedade para dar vida nova ao Centro de Curitiba e de seus bairros adjacentes, o “centro expandido”, como reforçou o prefeito
“Esse é o clima que nós queremos construir, que o empresariado e a sociedade civil organizada também participem, contribuindo para devolvermos a região às famílias. A Prefeitura lidera esse processo, trabalhando em ações de segurança, de acolhimento às pessoas em situação de rua. Mas só vamos ter resultados objetivos com todo mundo junto”, disse Eduardo Pimentel, presenteado com uma gravura original feita por Kobra, com a estampa dos três murais.
Piermartiri revelou ao prefeito que a empresa tem intenção de contribuir ainda mais com a revitalização da região: está estudando a viabilidade de promover feiras de artesanato na via em frente à fábrica – uma rua sem saída.
Ciclos
Estampadas nos silos de 10 m de altura do moinho, Ciclos é a segunda maior obra já realizada pelo artista, que tem criações estampadas em arranha-céus de grandes centros mundiais, como Nova Iorque, Paris, Tóquio, Mumbai, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo.
A intervenção urbana ilustra três fases da transformação do trigo em pão: a colheita dos grãos, a massa sendo sovada e o pão já assado. A obra em Curitiba foi encomendada pela indústria de produção de trigo Anaconda, em comemoração aos seus 75 anos, em 2026.
Experimentação
Kobra explica que, para estampar as grandes fachadas, são necessárias semanas de pré-produção e de artistas experientes em pintura em grandes alturas, para assegurar a harmonia do mural e a segurança dos trabalhadores. Ele conta com dois especialistas, Aguinaldo e Marcos, com quem trabalha há 15 anos.
Ciclos teve o desafio extra de ser a sua primeira obra artística em uma estrutura não plana: a arte urbana na capital paranaense levou em consideração a curvatura cilíndrica dos silos.
“Eu já tinha realizado pinturas anamórficas com efeito 3D no piso, mas sempre em áreas planas, que é muito mais fácil. Eu estava apreensivo para saber se realmente funcionaria”, revelou o artista.
Segredo de ótica
Kobra contou também que há um segredinho para ver a melhor formação das imagens: “O melhor ângulo correto é focar na parte central dos murais da sova da massa e da que apresenta o pão assado”, disse. Para o mural que representa a colheita do trigo, com face para o Viaduto do Colorado, a melhor vista é da parte inferior, até o nível de quem está passando pelo viaduto.
Também participaram da entrega do mural o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, (FCC), Marino Júnior; o vereador Guilherme Kittler, que entregou um diploma de votos e congratulações a Eduardo Kobra; a neta do fundador da Anaconda, Angela Rios; o diretor da unidade de Curitiba da Anaconda, Vicente Setta; a gerente de Marketing da empresa, Isa Martins Telles; e funcionários das bases de Curitiba e São Paulo.
da assessoria