Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

Animação com projeções 3D mostra como será o novo viaduto Curitiba-Pinhais

2025-04-01 às 16:25
Imagem: Divulgação

A Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) da Prefeitura de Curitiba preparou um vídeo com modelagens tridimensionais que mostram como será o novo viaduto Curitiba-Pinhais, que ligará a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, à Rodovia João Leopoldo Jacomel. A estrutura faz parte do projeto Novo Inter 2, voltado à modernização do sistema de transporte coletivo e da infraestrutura viária da capital.

Com imagens geradas a partir do projeto executivo, o vídeo detalha o futuro viaduto de 155 metros de comprimento e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido e barreiras de proteção. Também é possível visualizar as duas pontes marginais sobre o Rio Atuba, cada uma com 35 metros de extensão, além da rotatória e das vias de acesso que completarão o novo sistema viário.

Confira o vídeo divulgado pela Prefeitura de Curitiba:

A obra será iniciada nesta semana pela construção das pontes marginais, o que permitirá reduzir significativamente o impacto no tráfego do eixo principal durante os primeiros seis meses de trabalho. O investimento total é de R$ 68,7 milhões, com financiamento da Prefeitura de Curitiba e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra completa tem prazo estimado de 18 meses e será executada pela empresa Castilho Engenharia.

Reunião pública

A Prefeitura de Curitiba vai mostrar o projeto e a estratégia de execução das obras em uma reunião pública marcada para o dia 3 de abril, às 18h30, no Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150). Quem não puder comparecer poderá conferir a gravação do encontro, que será disponibilizada no canal da Prefeitura de Curitiba no YouTube.

Novo Inter 2

Coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), o projeto Novo Inter 2 prevê intervenções em diversas regiões da cidade e deve beneficiar mais de 181 mil passageiros diariamente, com melhorias no transporte coletivo e na mobilidade urbana de Curitiba e municípios vizinhos.

da assessoria