O número de ocorrências registradas no Centro de Curitiba teve redução de 9,26% nos primeiros oito meses deste ano. De acordo com estatísticas da Guarda Municipal, de janeiro a agosto foram registradas 3.869 ocorrências enquanto que no mesmo período do ano passado foram 4.264.
O reforço na segurança com a implantação da Operação Centro Seguro, que integra o efetivo da Guarda Municipal e das polícias Militar, Civil e Penal, intensificou o combate a crimes como roubos, furtos, tráfico de drogas e homicídios na área central da cidade. Cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçam o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.
A Operação Integrada Centro Seguro intensificou o policiamento preventivo e ostensivo, com ações diárias que contribuíram para a redução da criminalidade na região. O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destaca as diversas ações integradas para combater o avanço da criminalidade no município.
“Atuamos em várias frentes, temos a Operação Centro Seguro, que é permanente, e as operações pontuais, como a Cabo Seguro, de combate ao furto de cabos de energia, a Operação Checkout, que fiscaliza estabelecimentos comerciais, hotéis e pensões, e as ações contra crimes no transporte coletivo. Vamos devolver o Centro de Curitiba às famílias, essa é a determinação do nosso prefeito Eduardo Pimentel no projeto Curitiba de Volta ao Centro”, afirmou Vianna.
Furtos e roubos
As estatísticas da Guarda Municipal apontam redução dos crimes contra o patrimônio, com a queda de 10,6% nas ocorrências de furtos e redução de 36,7% no número de roubos. Nos primeiros oito meses do ano foram registrados 135 furtos, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 151 registros. Em 2025, de janeiro a agosto, foram registrados 67 ocorrências de roubos, e no ano anterior 106 casos na área central.
Os dados da GM apontam também redução das ocorrências de danos contra o patrimônio público e privado, com uma queda 28,5%, com 125 ocorrências nos sete primeiros meses deste ano, e 175 casos em 2024.
Apreensão de drogas
O combate ao tráfico de drogas foi intensificado durante as abordagens da Guarda Municipal na região central da cidade, com crescimento de 19,75% nas apreensões de substâncias ilícitas.
Em 2025, foram 188 ocorrências nos oito primeiros meses do ano, com a prisão de 24 pessoas e apreensão de mais de 13 quilos de maconha e mais de 50 pedras de crack. De janeiro a agosto de 2024 foram 153 ocorrências e 40 suspeitos presos pelo crime de tráfico de drogas na área Central.
da assessoria