Domingo, 04 de Maio de 2025

Com apoio da FAS e do Cadastro Único, venezuelana conquista autonomia em Curitiba

2025-05-03 às 11:35
Foto: Sandra Lima

Nayeska de Jesus Romero Gonzales tinha 18 anos e um filho recém-nascido, Emmanuel, quando veio da Venezuela para o Brasil há seis anos. Ela atravessou a fronteira com a vontade de começar uma nova vida. Seis anos depois, ela comemora a autonomia conquistada em Curitiba, com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS) e o acesso garantido pelo Cadastro Único (CadÚnico), sistema do governo federal que permite que famílias em situação de vulnerabilidade ingressem em programas sociais.

Nascida no estado de Bolívar, Nayeska percorreu mais de 2.400 quilômetros até encontrar a estabilidade que tanto sonhou. Depois de passar por cidades como Pacaraima (RR), Manaus (AM) e Cuiabá (MT), ela chegou à capital paranaense em agosto de 2019. Foi acolhida inicialmente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Matriz. Seu nome já constava no CadÚnico desde a passagem por Pacaraima, mas ela ainda não recebia benefícios.

“Mesmo falando pouco português, fui muito bem atendida pela FAS e recebi bastante orientação sobre o que fazer, sobre documentos e benefícios. Foi um processo bem tranquilo, graças a Deus”, conta Nayeska, que em seguida teve acesso ao Bolsa Família.

Superação
Hoje, a jovem trabalha em uma ótica, já não depende da transferência de renda e mora com o filho Emmanuel e a filha Nayltha de Jesus, de quase 2 anos, que nasceu em Curitiba. A família tem ainda a presença da avó Myrian Josefina Diaz, de 70 anos, que veio depois para Curitiba, com Florangel Rodriguez, 42 anos, a mãe de Nayeska.

Também inscrita no Cadastro Único, Myrian recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e participa ativamente das atividades esportivas ofertadas pela Prefeitura, com direito a medalhas conquistadas em competições de handebol.

“O que recebemos de benefícios foi e é um alívio nas despesas do dia a dia e para a reestruturação da nossa família em um país diferente”, diz Nayeska.

O que é o CadÚnico
O Cadastro Único é um instrumento de registro de informações que identifica famílias de baixa renda, que possuem uma renda per capita mensal de até meio salário mínimo nacional. Por meio dele, é possível acessar benefícios como o Bolsa Família, o BPC, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira da Pessoa Idosa, entre outros.

Em Curitiba, o cadastro pode ser feito em qualquer um dos 39 Cras distribuídos pela cidade. O processo envolve uma entrevista detalhada com um membro da família, que deve apresentar documentos de todos os residentes da casa.

Evolução
Implantado em 2001, o Cadastro Único passou por diversas atualizações. Com quase duas décadas de atuação na área, o gerente de Benefícios da FAS, Jorge Veloso de Lima Júnior, diz que a modernização do sistema trouxe benefícios.

“O sistema evoluiu para melhor e o principal ganho foi o das famílias atendidas, mas também permitiu ao governo federal mapear a população em situação de vulnerabilidade social e entender melhor suas condições de vida”, explica.

O papel da FAS dentro desse processo é acolher as famílias e fazer as entrevistas para a inclusão no sistema. Antes, o processo era dividido em várias etapas, com entrevistas em papel e digitação manual. Hoje, tudo é feito diretamente no sistema, durante o atendimento, o que otimiza o tempo dos servidores e dos usuários. “A tendência é que isso continue avançando com as evoluções tecnológicas”, diz Jorge.

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.