Quarta-feira, 26 de Março de 2025

Com o prefeito, crianças festejam 332 anos de Curitiba em uma viagem pelo tempo

2025-03-24 às 18:27
Foto: José Fernando Ogura/SECOM

‘O espetáculo Curitiba – O Futuro é Hoje’ foi apresentado nesta segunda-feira (24/3) no Memorial de Curitiba e encantou o público com uma vibrante mistura de teatro, música e dança. A iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) faz parte das celebrações pelos 332 anos da capital paranaense e leva os espectadores a uma viagem no tempo, desde os primeiros habitantes indígenas até uma Curitiba projetada para o futuro.

O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e reuniu estudantes das escolas municipais Caramuru, Batel, Mirazinha Braga, Professor Brandão, Irmãos Rebouças e Helena Wong. “Curitiba completa 332 anos neste sábado e queremos toda a cidade comemorando. Teremos grandes apresentações no Parque Barigui, no Parque Bacacheri e em outros espaços públicos. E que tal aproveitar a festa para cuidarmos ainda mais da nossa cidade? Vamos lembrar de reciclar o lixo e preservar Curitiba para as futuras gerações”, pediu o prefeito às crianças.

Estrela inesperada: a capivara

Para as crianças, o momento mais animado foi a aparição de um dos símbolos mais queridos da cidade: a capivara. O enredo destacou a importância da proteção animal e, quando a mascote entrou em cena, a plateia vibrou com entusiasmo.

“Eu adoro Curitiba e gostei muito da parte das capivaras”, comemorou Isabela Vitória da Silva, 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Irmãos Rebouças. “Eu nunca tinha visto um teatro tão legal! A música, as histórias, tudo foi demais!”, disse Geovana Bueno, colega de turma de Isabela.

Para Enzo Oliveira, 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal Professor Brandão, a experiência foi inesquecível. “Quando a capivara apareceu, todo mundo ficou muito feliz, adorei o bolo de chocolate também.” O colega de turma, Gabriel Lourenço, 8 anos, concordou. “Foi muito divertido, adorei”, concluiu.

Ritmo, história e um olhar para o amanhã

A abertura do evento ficou por conta do ator curitibano Douglas Perez, que aqueceu a plateia com músicas e brincadeiras interativas. No palco, oito atores se revezaram entre cenas teatrais e raps sobre Curitiba, tornando a experiência ainda mais dinâmica e envolvente.

O espetáculo transporta o público para o ano de 2025, mostrando uma cidade em constante transformação. Os personagens Coré e Etuba conduzem a jornada, destacando temas como inovação, inclusão, direitos humanos e sustentabilidade.

Próximas apresentações

28/3 (sexta-feira)

14h – Boqueirão
Quadra da Rua da Cidadania (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430)

30/3 (domingo)

10h30 – Domingo no Centro (Praça Zacarias)
12h30 – Memorial de Curitiba (Largo da Ordem)

Presenças

A apresentação também foi prestigiada pelos secretários Almir Bonatto (Urbanismo) e Marli Teixeira Leite (Mulher e Igualdade Étnico-Racial), os presidentes Renan de Oliveira Rodrigues (Fundação de Ação Social) e Marino Galvão Júnior (Fundação Cultural de Curitiba), a diretora Juliana Midori (Icac), as vereadoras Rafaela Lupion e Tânia Guerrero; e a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis.

da assessoria