da assessoria*
O candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), reafirma seu compromisso com a valorização e o reconhecimento dos servidores da Prefeitura de Curitiba. Agora, com a casa em ordem, ele garante que é hora de compartilhar as conquistas com cada um dos funcionários do município.
Eduardo anuncia que, sendo eleito prefeito de Curitiba, vai valorizar os funcionários municipais com várias medidas, como revisão dos pisos salariais e do Plano de Carreira e a ampliação do auxílio alimentação para todos os servidores.
“Meu compromisso é valorizar o esforço de todos os servidores, reconhecendo sua contribuição para o sucesso de Curitiba. Também vou abrir concurso público para todas as carreiras, já no primeiro trimestre de 2025”, afirma Eduardo.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
O candidato do PSD lembra que o momento difícil que a Prefeitura enfrentou, há oito anos, herdando um déficit fiscal, dívidas e poucos recursos para cumprir obrigações. “Mas, com trabalho árduo e empenho coletivo, saímos do vermelho e devolvemos a Curitiba sua capacidade de planejar e crescer,” afirmou.
Hoje, segundo o candidato, Curitiba é uma cidade financeiramente saudável, preparada para investir e seguir avançando.
Ele destaca que essa conquista só foi possível graças à dedicação dos servidores, que foram essenciais para o ajuste fiscal e para consolidar Curitiba como referência internacional.
“Vocês foram essenciais para consolidar esse ajuste fiscal e construir uma cidade que serve de referência internacional”, observa ele.
Valorização de carreiras
Entre as primeiras medidas, Eduardo já vai criar no início de sua gestão uma nova secretaria dedicada exclusivamente à gestão e ao desenvolvimento funcional dos servidores. A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal será responsável por promover o crescimento individual e coletivo dos funcionários públicos, assegurando um foco centralizado em políticas de valorização e qualificação.
O candidato do PSD se compromete também a revisar todos os Planos de Carreira dos servidores municipais, com o objetivo de aumentar o número de profissionais beneficiados por promoções horizontais e verticais. A proposta é expandir os critérios de progressão, incentivando o desenvolvimento profissional e a permanência na Prefeitura.
Como forma de incentivar o ingresso e a permanência dos servidores, Eduardo também propõe revisar todos os pisos salariais das diversas carreiras. Ele sugere uma política de remuneração voltada para a construção de uma trajetória de carreira mais dinâmica e próspera, com aumentos que reflitam a importância de cada função na estrutura municipal.
O candidato propõe também ampliar o auxílio alimentação, que será fornecido a todos os servidores em forma de dinheiro. Esse benefício será reestruturado para garantir que todos os funcionários municipais tenham acesso a uma alimentação adequada.
Ainda visando o bem-estar dos servidores e a eficiência no serviço público, Eduardo planeja revisar os formatos de trabalho. Ele pretende adotar arranjos modernos que promovam melhores resultados e qualidade de vida para os profissionais.
Além disso, Eduardo garante que manterá o pagamento de indenização pela licença prêmio não fruída, permitindo que o servidor escolha entre usufruir ou receber o valor em pecúnia ao final do período aquisitivo. Além disso, serão aprimorados os critérios e a metodologia de pagamento, para assegurar que haja alternância e prioridade para quem não foi contemplado de forma justa e organizada. Outra proposta de Eduardo é voltada aos servidores aposentados. Ele vai reduzir a contribuição ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (IPMC). A medida beneficiará os aposentados que recebem acima do teto do INSS (atualmente em R$ 7.786,02).
Compromissos do Eduardo com o servidor municipal:
1 – Criar a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal dedicada exclusivamente à gestão e ao desenvolvimento funcional e voltada ao crescimento individual e coletivo dos servidores.
2- Promover a participação dos servidores na elaboração e efetivação de uma nova e moderna política de gestão de pessoal, que contemple as necessidades da cidade, baseada no desenvolvimento e valorização profissional.
3 – Rever todos os Planos de Carreira, aumentando o percentual de servidores contemplados nos procedimentos de crescimento, horizontal e vertical.
4 – Revisar a política de remuneração da administração municipal, norteado no estímulo ao ingresso e permanência do servidor na Prefeitura, constituindo uma trajetória de carreira dinâmica e próspera. Vamos revisar todos os pisos salarias, de todas as carreiras.
5 – Reestruturar e ampliar do auxílio alimentação, para todos os servidores, em dinheiro.
6 – Implantar um plano de capacitação contínuo com oportunidades de formação para o servidor, seja no próprio Município ou em Centros de formação no Brasil ou no Exterior.
7 – Implantar a Licença Capacitação, de 90 dias a cada cinco anos para os servidores.
8 – Atualizar as estruturas funcionais da administração municipal, adequando as funções gratificadas e gratificações às novas realidades da Prefeitura, e as dinâmicas da sociedade contemporânea, com a criação de funções que retribuam ao servidor, o esforço e responsabilidade empreendidos.
9 – Rever os formatos de trabalho, utilizando-se dos mais modernos arranjos de trabalho, de forma a alcançar os melhores resultados com o maior bem-estar do servidor.
10 – Preservação do Adicional por Tempo de Serviço (Quinquênio).
11 – Garantir a manutenção do pagamento da indenização pela licença prêmio não fruída, por opção do servidor, com alternância na ordem do recebimento do benefício e prioridade a quem ainda não foi contemplado, aperfeiçoando os critérios e a metodologia de pagamento, bem como garantir o pagamento em pecúnia por opção do servidor, no vencimento do período aquisitivo da licença.
12 – Implantar os Conselhos paritários no IPMC e no ICS, com a participação exclusiva dos servidores nos cargos de direção destas entidades, respeitados os seus currículos e conhecimento, para a área de atuação.
13 – Abertura de Concurso Público para todas as carreiras, já no primeiro trimestre de 2025.
14 – A contribuição dos aposentados para o IPMC será restrita para os aposentados que recebem acima do teto do INSS (valor de 2024 de R$ 7.786,02).