O candidato Eduardo Pimentel comemorou o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Curitiba, de 6,0 para 6,3, e ressaltou que seu plano de governo reúne ações que priorizam a educação para que a cidade avance ainda mais. O Ideb é o principal indicador da educação. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).
“Quero ser prefeito e me preparei para criar oportunidades para que as pessoas possam viver cada vez melhor. Vamos evoluir ainda mais na educação municipal, com abertura de novas vagas, ampliação da educação integral e especial, oferta de língua estrangeira moderna em 100% das unidades educacionais, com investimentos para a valorização dos profissionais e das unidades educacionais com bons resultados”, disse Eduardo.
Também estão entre os destaques do plano de governo de Eduardo na área da Educação a abertura de 30 novas unidades para a educação infantil e a ampliação das ações de formação de profissionais da área.
Subida de posição
Conforme os dados do MEC, a capital do Paraná subiu de posição nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à edição anterior e ficou na terceira colocação entre as capitais, logo após Gioânia (GO), com 6,5; e de Rio Branco (AC) e Teresina, ambas com 6,4 na segunda colocação entre as capitais. Nos anos finais, foi a segunda melhor nota (Teresina com 5,8 e Curitiba com 5,5).
O Ideb mede a qualidade do ensino com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos em provas de língua portuguesa e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).
Eduardo lembrou ainda que Curitiba é a capital com menor taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental da rede municipal pública de ensino em 2023: 2,3% (o índice corresponde à proporção de estudantes com dois ou mais anos de atraso escolar). “Priorizando sempre a educação, nossa meta é avançar ainda mais nesses resultados”, frisou.
Reconhecimento nacional
De acordo com Eduardo, o reconhecimento nacional de Curitiba é resultado de diversas ações implementadas nos últimos sete anos e oito meses. Ele mencionou, em especial, a recomposição das aprendizagens afetadas pela pandemia, os investimentos na ampliação do ensino integral, a adoção de novos materiais pedagógicos e o excelente trabalho realizado pelos profissionais da educação municipal.
“Esses esforços, entre outras iniciativas, foram essenciais para que Curitiba atingisse esse destaque no Ideb. Quero ser prefeito para continuar progredindo e levar nossa educação ainda mais longe”, afirmou Eduardo.
O que já foi feito:
A gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel trouxe importantes avanços para a educação municipal em Curitiba. Confira alguns dos principais destaques alcançados nos últimos anos:
da assessoria