O candidato Eduardo Pimentel (PSD) participou, na noite desta quinta-feira (15/8), do evento em comemoração aos 80 anos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A solenidade reuniu empresários, lideranças da indústria, do setor produtivo, da sociedade civil e autoridades públicas no Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico.
O desenvolvimento econômico e a inovação são temas importantes do plano de governo do candidato.
“Vamos investir em ações de fomento à capacitação e à geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda. Todos ganham quando a cidade investe nisso, tanto o trabalhador quanto o empresário”, diz Eduardo Pimentel.
Ele conta que vai investir na Escola de Inovação da Agência Curitiba, que tem como missão capacitar profissionais e empreendedores. O Liceu de Ofícios Criativos será ampliado e haverá estímulo à realização de eventos geradores de fluxo turístico.
Outras ações previstas são potencializar a Curitiba gastronômica e também as lojas #CuritbaSuaLinda. Eduardo Pimentel também vai consolidar o ecossistema da feira do Largo da Ordem.
História de inovação
Como vice-prefeito de Curitiba, nesses últimos oito anos Eduardo Pimentel participou ativamente do desenvolvimento de projetos que mudaram a vida dos empresários, empreendedores e trabalhadores da capital.
Em 2017 foi criado o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba que reúne Prefeitura, empreendedores, startups, empresas, fundos de investimento, incubadoras, aceleradoras e entidades do setor produtivo (2017).
No ano seguinte, a Lei da Inovação estabeleceu a política de inovação de Curitiba, dispondo sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.
Em oito anos surgiram novos espaços para empreender e inovar (2017 a 2024): Engenho da Inovação, Worktibas Barigui, Engenho da Inovação e Boqueirão, Fab Lab Cajuru e. A cidade ganhou, ainda, três novos Espaços Empreendedor: Bairro Novo (2017), Tatuquara (2019) e CIC (2024).
O tempo para abrir uma empresa, que era de dois meses até 2016, agora é de duas horas, um dos menores tempos do país. Curitiba tem 604 startups, sete vezes mais do que há dez anos. São três unicórnios (startups que valem US$1 bilhão): Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.
da assessoria