O prefeito curitibano Eduardo Pimentel conheceu nesta segunda-feira (25/8), uma cidade diferente: a Feliz Cidade, que fica nas dependências do Colégio Católica, no bairro Bom Retiro.
A Feliz Cidade é uma cidade mirim gerida pelas crianças que estudam na escola. Os pequenos são instruídos por pedagogos e professores a participarem de eleições por duas agremiações: o Partido Social Mirim e o Partido Ecológico Mirim. Este processo aponta os vencedores que exercem um mandato correspondente a um ano letivo.
A Feliz Cidade tem Prefeitura, da Câmara de Vereadores, área de Comunicação, banco, posto de saúde, comércio, ruas, Centro Cultural, Capela e uma brinquedoteca, porque afinal de contas os políticos mirins são crianças e não dispensam uma saudável brincadeira.
Lição de cidadania
Eduardo Pimentel foi recebido pela sua colega, a prefeita Isadora Roncaglio e a vice Alice Queiroz, ambas do 5° ano. Também participaram da audiência com o prefeito, o presidente da Câmara Vereadores Mirim, Artur Chagas (5° ano); Carolina Rocha (2º ano); Alice dos Santos (2º ano); Ivy Ziegler (3º ano); João Gabriel (3º ano); Emanuel Caron (4º ano); Tales Demantova (4º ano); Stella Ziegler (5º ano); Allana Beatriz (7º ano) e Thayla Pires (7º ano).
O prefeito convidou o grupo de crianças para uma audiência na sede da Prefeitura e contou que já tinha ouvido falar da cidade mirim, elogiou a iniciativa e disse que é na escola que se aprende cidadania.
“Eu acho ótimo e dou meu incentivo. É por isso que eu quero receber vocês lá na Prefeitura e eu vou divulgar essa ideia para que outros colégios façam isso também. Para que deem aula de cidadania. Não é só português, matemática, ciências… é tudo junto. Vocês estão aprendendo a cuidar da cidade e isso é muito importante porque a cidade é de todos”, avaliou o prefeito.
Formando cidadãos
Ele respondeu várias perguntas que as crianças elaboraram sobre a função de prefeito e a gestão da cidade. Uma delas tratava justamente da validade do processo de eleições mirins para ajudar formar cidadãos.
“Acredito, parabenizo e incentivo as eleições mirins. Isso é bom para a cidadania, para o futuro de vocês e para o bem da cidade. Daqui há 20 anos um de vocês pode se tornar vereador, vice-prefeito ou prefeito. A experiência já estão tendo, mesmo que vão para outros ramos de atividade vocês estão aprendendo muito em conviver, em aceitar a opinião dos outros, em saber defender a sua opinião”, explicou Eduardo.
Alegria de ser prefeito
O vereador mirim Emanuel Caron perguntou como era a experiência de ser prefeito de Curitiba. Eduardo Pimentel
“É uma alegria e uma honra. Eu agradeço a Deus todos os dias essa oportunidade. Ser prefeito de qualquer cidade já é muito bom, porque é onde se faz as coisas acontecerem, cuida da saúde, cuida da educação, cuida das ruas, da limpeza… E ser prefeito de Curitiba, que é a nossa cidade que dá bons exemplos para o Brasil, é uma alegria maior ainda. Então eu acordo todo dia feliz, vou trabalhar feliz. Tenho um monte de desafios, um monte de situações com problemas que a gente precisa enfrentar, mas enfrento com alegria”, resumiu Eduardo.
Convite aceito
A prefeita mirim Isadora Roncaglio disse que gostou muito de conhecer o prefeito de Curitiba. “Eu adorei bastante, foi muito legal, ele é muito legal”, disse a menina, que já aceitou o convite para ir conhecer a Prefeitura de Curitiba com seus colegas.
A garota também explicou que gosta muito da experiência de ser prefeita mirim. “É bem legal cuidar da nossa cidade, fazer as propostas, fazer de tudo para conseguir realizar”, frisou.
Campanha e diplomação
De acordo com a coordenadora pedagógica, Vânia Maria Skrsyszowski, os alunos fazem seus materiais de campanha em casa e posteriormente visitam as salas de aula para apresentar as propostas pelo período de uma semana. O Colégio Católica tem um contingente de 500 estudantes.
A eleição para gerir a Feliz Cidade é anual. Podem concorrer a prefeito e vice, estudantes do 5° ano e para o cargo de vereador alunos do 2° ao 7° ano.
Após a votação dos pequenos eleitores e a apuração de votos, acontece a diplomação oficial no teatro do TRE e a cerimônia de posse no colégio.
Presenças
Participaram também do encontro o secretário da Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Curitiba, Marc Sousa; o diretor do Colégio Católica, Celso Luiz Moletta Júnior; a coordenadora-geral Bruna Bassetti Stanieski; e Bruna Quinalha, da Comunicação e Marketing.
da assessoria