A Prefeitura de Curitiba começou na última semana obras de reciclagem do asfalto nas ruas Conde dos Arcos, Maria Simeão Bettega e Cyrillo Merlin, que se cruzam o bairro Novo Mundo, na Regional Pinheirinho. Ao todo, serão 1.805 metros (1,8 km) de novo pavimento para melhorar a mobilidade na região. Os trabalhos, em fase adiantada, foram vistoriados pelo prefeito Eduardo Pimentel nesta quinta-feira (14/8).
Durante a execução dos serviços, as vias têm bloqueios parciais, sempre garantindo a passagem dos moradores e do transporte coletivo.
Enquanto conferia os andamentos dos trabalhos, o prefeito falou aos moradores sobre a importância das intervenções que têm, entre os objetivos, garantir a segurança as pessoas, com deslocamentos mais seguros. “Pensando em segurança, me comprometi, no plano de governo, a fazer 125 km de asfalto por ano. Estamos na metade de agosto e já fizemos 175 km de obras, ou seja, ultrapassamos a meta. Seguimos trabalhando firme para chegarmos, até o fim do ano, a 200 km”, disse o prefeito, que estava acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, e da administradora da Regional Pinheirinho, Janaina Gehr.
A intervenção na Rua Conde dos Arcos, com 405 metros entre as ruas Adelino Leal Nunes e Aleixo Bettega, começou na quarta-feira (6/8). No dia seguinte, teve início a obra na Rua Maria Simeão Bettega, que recebe manutenção em 485 metros, entre a Cyrillo Merlin e a Américo Vespúcio. Na sexta-feira (8/8), começaram as obras na Cyrillo Merlin, onde serão recuperados 915 metros, da Américo Vespúcio até a Aleixo Bettega. A previsão é concluir as três intervenções em 15 dias.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as melhorias fazem parte do plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel, que prevê a pavimentação de 500 km de vias nos próximos quatro anos. Desde janeiro, entre obras finalizadas e em andamento, já são quase 175 km de asfalto novo na cidade, o que daria para ir de Curitiba até Joinville, em Santa Catarina.
Pavimento renovado
As intervenções nas três vias do Novo Mundo acontecem pelo método da reciclagem, que transforma vias desgastadas em pavimento renovado e mais resistente. A técnica consiste na retirada da camada danificada, reaproveitamento do material triturado como base para a nova pavimentação e aplicação de duas camadas de asfalto. Somente após a aplicação da segunda camada de asfalto as vias recebem a sinalização horizontal e são concluídas. Até que isso aconteça, os motoristas devem ficar atentos à sinalização vertical e reduzir a velocidade ao trafegar próximo às obras.
Entre os moradores do Novo Mundo, as obras são bem avaliadas. Arivaldo da Cruz, 84 anos, aposentado e morador da Rua Cyrillo Merin há mais de cinco décadas, esperava com ansiedade pela manutenção do asfalto que passou muito tempo recebendo apenas ações de tapa-buraco. De acordo com o aposentado, a administração do prefeito Eduardo Pimentel já realizou muito nos bairros, em apenas oito meses.
“Cada prefeito faz sua parte, faz o que é possível. Mas sempre tem um que ou a ideia é melhor ou é mais prático para fazer. E o que ele (Eduardo) fez aqui bateu todos outros prefeitos”, disse Cruz.
Também está feliz com o resultado da obra o aposentado Arry Santana Antunes, que foi com a neta Alice contar ao prefeito a importância do novo asfalto na via. “Acabou com o pó, acabou com a buraqueira. Agora está acabando com a sujeira, valorizando o bairro”, disse Antunes.
Em execução
Outros bairros da cidade recebem obras de reciclagem do asfalto nesta semana. Na CIC, estão ganhando novo pavimento as ruas Francisco Braz Bertagnoli Junior (482 metros entre Juscelino Kubitschek e Marcos Antônio Malucelli); Jacinto Cunha (97 metros entre Geraldino Ramiro dos Santos e Francisco Braz Bertagnoli); Geraldino Ramiro dos Santos (734 metros entre Juscelino Kubitschek e Raul Pompéia). No Pilarzinho, ganha obras a Rua Prefeito Sílvio Barros (145 metros desde a Rua Ebenezer até o final da via), e no São Braz, a Rua Ludovico Lucca (160 metros entre Ângelo Massignan e Nelson Thomas).
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas diz que a as obras são respostas da gestão do prefeito Eduardo Pimentel às demandas da população. “Motoristas, pedestres e ciclistas ajudam a apontar o que é prioridade para os bairros e as obras são frutos desse diálogo constante com a população”, afirmou.
As obras de manutenção da malha viária acontecem paralelamente às grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana em andamento na cidade, como as intervenções do Inter 2, do Ligeirão (BRT) Leste/Oeste e das macrodrenagens.
Asfalto novo nos bairros
Neste ano já foram 274 ações de pavimentação, abrangendo 328 ruas e somando quase 175 metros de asfalto novo nos bairros. Desse total, 190 obras já foram concluídas e outras 84 seguem em andamento. Somente nos bairros que formam a Regional Pinheirinho, são 19 intervenções entre concluídas e em execução, que ultrapassam totalizam 14.289 metros de ruas com asfalto novinho. Destas, 11 obras já foram finalizadas e 8 estão em andamento.
Também acompanharam o prefeito na vistoria às obras os vereadores Tico Kuzma e Tiago Zeglin, engenheiros da Smop e equipe da Administração Regional Pinheirinho.
da assessoria