O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou nesta sexta-feira (21) durante entrevista a ‘Rádio T’ a implementação da “Tarifa Zero Trabalhador”, uma medida que busca beneficiar trabalhadores formais e pessoas em busca de emprego na capital. A iniciativa faz parte de um pacote de mudanças no transporte público, que também inclui descontos aos domingos e feriados.
Segundo Pimentel, a Tarifa Zero será destinada a trabalhadores registrados e desempregados cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). “O trabalhador que precisa e está procurando emprego será incentivado pela Prefeitura, vamos dar tarifa zero no transporte para apoiar esse público da capital que vai receber créditos direto no cartão da Urbes”, afirmou o prefeito.
O programa prevê até três encaminhamentos por candidato por mês (com um total de seis passagens gratuitas). O projeto é válido para vagas em Curitiba registradas no Sine municipal. O início do projeto será hoje no incio da tarde.
Curitiba vem registrando queda na taxa de desemprego, que atualmente é a menor dos últimos dez anos. A capital fechou o ano passado com uma taxa de desocupação de 4,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, referente ao quarto trimestre, divulgada pelo IBGE na semana passada.
Segundo o levantamento, são cerca de 50 mil pessoas desocupadas (que não estavam trabalhando e procuravam algum tipo de emprego) no período. “Estamos praticamente com pleno emprego, com uma taxa de cerca de 4%. E nosso objetivo é fortalecer ainda mais o mercado de trabalho na cidade, porque ele faz a economia crescer. Queremos que os empresários gerem ainda mais vagas e que o trabalhador tenha acesso a essas oportunidades”, ressaltou o prefeito.
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, lembrou que o programa é um apoio extra em um momento de dificuldade para o trabalhador.
O candidato poderá utilizar a gratuidade em qualquer linha urbana da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, com exceção da Linha Turismo, e fazer as integrações disponíveis, como explica o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. “O programa vai ajudar aquele trabalhador que, muitas vezes, deixa de procurar uma colocação porque não tem recurso para se deslocar até o local da entrevista. Com a tarifa zero vamos dar um apoio importante para população que precisa encontrar uma colocação no mercado de trabalho”, diz Maia Neto.
Além da Tarifa Zero para trabalhadores, Eduardo Pimentel já havia anunciado a redução da tarifa para R$ 3 aos domingos e feriados, que entrou em vigor em janeiro deste ano. A proposta tem como objetivo estimular o lazer das famílias e aumentar a ocupação da frota nos dias de menor movimento.
Outro destaque é a renovação da frota com ônibus elétricos, que visa reduzir emissões de carbono e modernizar o sistema. Até 2025, Curitiba planeja adquirir 54 novos veículos elétricos, alinhando-se ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), que prevê uma frota 100% sustentável até 2050.