Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Eduardo Pimentel prestigia o trabalho e ouve sugestões de artesãos na Feira do Largo da Ordem de Curitiba

2025-04-28 às 10:48
Foto: Hully Paiva/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel começou este domingo (27/4) com um passeio à Feira do Largo da Ordem, de onde levou muita coisa para casa: mel, uma taça jateada com o símbolo de seu time, o Paraná Clube, e um lenço feminino.

Além das compras, o prefeito levou algo ainda mais importante: as opiniões e sugestões de artesãos, feirantes e visitantes da mais tradicional feira de artesanato do país.

“Vim aqui, nesta importante feira da cidade, a Feira do Largo da Ordem, no Centro Histórico, não só para prestigiar, mas também para ver e ouvir a população sobre o que já é bom e o que pode melhorar”, disse o prefeito.

Entre as opiniões, recebeu elogios de moradores de diferentes bairros da cidades sobre sua gestão à frente da Prefeitura e até mesmo de gente de outras cidades e estados, que foram conhecer a feira, grande atrativo turístico de Curitiba. Foi o caso do personal trainer Vitor Tadeu Silva Araújo, 33 anos, que mora em Natal (Rio Grande do Norte) e está em Curitiba com a família para conhecer a cidade.

“A cidade é impecável, o pessoal é acolhedor, muito bacana, de verdade. E, olha, gestor é isso: no meio do povo, falando com todo mundo, isso é importante pro nosso país, para a região”, disse Araújo.

A artesã Adriana Metzger, que há 12 anos vende mosaicos na feira, contou ao prefeito que os expositores estão se habituando às novas barracas. “Eu ainda tenho algumas coisas para ajustar na barraca, mas está ainda mais bonita a feira. E é muito bom ter o prefeito vindo nos “tietar”, conhecer nosso trabalho e ouvir nossas demandas”, disse.

Sugestões

Entre uma barraca e outra, Eduardo Pimentel foi solícito ao pedido da artesã Tiemi Takahashi. “Prefeito, os artesãos estão vendo o senhor por aqui e vários me mandaram mensagens falando para reforçar a divulgação da nossa feira”, disse. No que, respondeu o prefeito, serão prontamente atendidos.

Também foi abordado para falar sobre programas como o Vale-Creche, e ouviu dúvidas sobre o acesso ao SUS Curitibano.

Artesanato e gastronomia

Durante o “tour” pela Feira do Largo da Ordem, o prefeito também foi presenteado com incensos da barraca do Tadeu, um dos primeiros artesãos a ocupar o evento das manhãs de domingo em Curitiba; viu os truques da barraca da Marilda, que vende kits de mágicas.

Antes de deixar o Largo da Ordem para participar do Domingo no Centro, em sua estreia no Calçadão da XV, Eduardo Pimentel passou por uma das praças de alimentação, onde experimentou os petiscos tradicionais da feira: o pierogi do Tadeu, o pastel de queijo e a empanada argentina.

Já uma cinquentona, a feira se instalou no Largo da Ordem no início dos anos 1970, ocupando a Praça Garibaldi. Hoje, conta com mais de 800 barracas, que se estendem pelas ruas adjacentes, desde a Rua São Francisco até a Rua Martin Afonso.

Há sete anos, em 26 de abril de 2018, a feira foi declarada patrimônio imaterial de Curitiba pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (CMPC). A Feira do Largo da Ordem é realizada aos domingos, das 9h às 14h.

da assessoria