Aumentar o número de árvores na área urbana, combater enchentes, melhorar a mobilidade da população, revitalizar o centro das cidades, promover proteção social para pessoas em situação de rua. Esses desafios enfrentados e trabalhados em Curitiba também preocupam prefeitos de cidades como Buenos Aires (Argentina), Atenas (Grécia) e Brisbane (Austrália).
As experiências de cada cidade são tema de conversas entre o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e os demais 46 gestores públicos selecionados para participar da nona edição da Bloomberg Harvard Leadership Initiative, programa de formação em gestão pública realizado esta semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Eduardo Pimentel é o único prefeito do Brasil no grupo, que inclui representantes de cidades dos Estados Unidos, da Austrália, do Chile, da Alemanha, do México, entre outros.
Assim como Curitiba, Buenos Aires (Argentina) enfrentou fortes chuvas no início deste ano. Um dos desafios do prefeito portenho, Jorge Macri, foi o alto número de pessoas que precisaram ser retiradas de suas casas – perto de três mil – no mês de maio.
“Para evitar situações como essa, a capital paranaense tem reforçado um trabalho preventivo contínuo, integrando grandes obras de infraestrutura, manutenção urbana, ampliação de áreas verdes, campanhas educativas e ações para conter a emissão de gases que causam o aquecimento do planeta, promovendo resiliência em relação às urgências climáticas”, pontuou Pimentel.
Atenas, na Grécia, também enfrenta desafios em relação ao clima, com temperaturas extremas. O prefeito Haris Doukas explicou que plantar mais árvores na cidade – que tem verões muito quentes e secos – é uma necessidade. Segundo ele, Atenas precisa se tornar mais resiliente às altas temperaturas, visto que 23% do pulmão verde ao redor da cidade foi destruído por uma série de incêndios nos últimos anos.
Curitiba, por sua vez, já tem 52 parques e plantou 93 mil árvores desde o início deste ano.
O prefeito Adrian Shrinner, de Brisbaine, na Austrália, tem investido em infraestrutura, transporte sustentável e planejamento urbano, especialmente para os Jogos Olímpicos de 2032, que serão realizados na cidade. A cidade terá construção de ciclovias, caminhos compartilhados e corredores verdes.
A capital do Paraná também alia mobilidade a práticas sustentáveis, e já tem sete ônibus elétricos em operação na cidade, além de 313 km de infra estrutura cicloviária.
“Temos muitos desafios em comum e o compartilhamento de informações nos mostra que Curitiba está no caminho certo. Participar deste programa é uma experiência enriquecedora, não só pela oportunidade de compartilhar ideias como aprender novas estratégias e ferramentas que podem ser aplicadas na resolução dos nossos problemas”, comentou Pimentel.
Criada pela Bloomberg Philanthropies, pela Harvard Kennedy School e pela Harvard Business School como a primeira iniciativa do tipo voltada ao desenvolvimento executivo no setor público, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative oferece a prefeitos e altos funcionários municipais as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar desafios locais urgentes, fortalecer a gestão pública e gerar melhores resultados para a população.
Desde seu lançamento em 2017, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative já formou 359 prefeitos e mais de 635 altos funcionários municipais de 41 países.
As informações são da Prefeitura de Curitiba