Sexta-feira, 16 de Maio de 2025

Ensino sobre segurança no trânsito nas escolas municipais de Curitiba ficará mais curioso com óculos de realidade virtual

2025-05-15 às 18:25
Foto: Pedro Ribas/SECOM

Nesta quinta-feira (15/5), o prefeito Eduardo Pimentel recebeu do Instituto Renault, dentro da programação do Maio Amarelo 2025, oito óculos de realidade virtual para o ensino de educação no trânsito nas escolas municipais de Curitiba.

“A tecnologia e a interatividade chamam a atenção das nossas crianças. Essa parceria de Curitiba com o Instituto Renault vai fazer com que os alunos aprendam de forma lúdica e interativa, por meio de tecnologia e linguagem que conhecem”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel, em evento na Escola Municipal Miguel Krug, no bairro Portão.

Eduardo Pimentel lembrou que as crianças são disseminadoras de conhecimentos em casa e, por isso, aprender sobre educação no trânsito é muito importante. “O sucesso das atividades educativas realizadas entre os alunos por programas como Família Folhas e de combate à dengue mostram que estamos no caminho certo”, justificou o prefeito.

Trânsito e Eu

A entrega dos óculos para a Prefeitura de Curitiba é o ponto central do projeto “Trânsito e Eu”, iniciativa do Instituto Renault voltada à educação no trânsito em escolas brasileiras, que também foi lançado nesta quinta. Os equipamentos serão usados, em uma parceria das secretarias municipais de Educação e Defesa Social e Trânsito, para ampliar os recursos pedagógicos em todas as unidades municipais de ensino gratuitamente.

O Instituto Renault e a Renault do Brasil estão cedendo os óculos de realidade virtual em comodato para a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Também faz parte da parceria o acesso a um jogo on-line que poderá ser acessado nas salas das escolas, de modo a reforçar o aprendizado.

Pilar de atuação

Segundo Joaquim Martins, diretor Jurídico na Renault do Brasil e conselheiro do Instituto Renault, a educação para segurança no trânsito é um dos pilares de atuação do instituto.

“Estamos muito felizes em lançar esta parceria com a cidade de Curitiba, que é a casa da Renault do Brasil. Temos convicção de que as crianças vão contribuir para um trânsito mais seguro para todos”, completou Martins.

Diversão e educação

Os óculos de realidade virtual operam um programa digital de simulação dos comportamentos das pessoas no trânsito, permitindo que os estudantes interajam com o ambiente e escolham os comportamentos seguros de forma virtual.

Alunos das turmas do 3 e 4º anos da Escola Municipal Miguel Krug participaram da entrega dos óculos de realidade virtual e foram os primeiros a experimentar a tecnologia. “Parece que eu estou no meio da rua e a gente tem que responder a perguntas e sabemos se acertamos ou erramos”, disse Bernardo Mroscko Sloniak, de 10 anos, estudante do 4º ano.

Yasmin Felix Santos, de 8 anos, aluna do 3º ano, espera usar mais vezes os óculos de realidade virtual. “É muito divertido e, como o prefeito disse, a gente deve aprender para quando crescer”, disse ela.

Reforço

O secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto, destacou que a iniciativa complementa as atividades pedagógicas já desenvolvidas nas escolas municipais através da parceria com a Escola Pública de Trânsito ABC da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

“A parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Renault permitirá que nossos professores e as equipes da Trânsito ABC reforcem as atividades educativas realizadas nas escolas municipais”, avaliou Pierre Neto.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, reforçou que os óculos de realidade virtual deverão inspirar as crianças a compartilhar as boas práticas de trânsito com os pais e outros adultos. “Elas vão questionar os pais e até explicar para eles que é preciso respeitar o sinal, a faixa de pedestre, que não pode correr”, exemplificou Vianna.

Maio Amarelo 

O tema da campanha Maio Amarelo 2025, em Curitiba, é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo do mês, a Prefeitura promove uma série de ações voltadas à prevenção e educação. A programação começou com palestras em escolas municipais e empresas e blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.

Presenças

Também participaram da entrega dos óculos de realidade virtual e do lançamento do projeto Trânsito e Eu, o presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma; os vereadores Bruno Rossi e Meri Martins; o  secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti; a diretora da Escola Pública de Trânsito ABC, Melissa Puertas Sampaio; o diretor presidente do Detran-PR, Adriano Furtado; o administrador da Regional Fazendinha/Portão, Rodrigo Reis; e a diretora da Escola Municipal Miguel Krug, Marcia Cristina Barroso.

da assessoria