Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025

Golpe da Ótica: Polícia prende proprietária e suspende atividades de empresa

Proprietária de estabelecimento é acusada de induzir idosos a erro para realizar empréstimos indevidos em benefícios do INSS.
2025-08-13 às 14:03

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, nesta quarta-feira (13), uma mulher que é proprietária de uma ótica no Centro de Curitiba por associação criminosa, induzir o consumidor a erro e estelionato. De acordo com o delegado Cássio Conceição, a ação também resultou na suspensão das atividades da empresa e de uma agência bancária envolvida no esquema.

As investigações apontaram que idosos eram abordados por funcionárias da ótica com a oferta de um exame ocular gratuito. Durante o atendimento, dados pessoais e fotografias das vítimas eram obtidos para, em seguida, serem usados para a realização de empréstimos sem o conhecimento delas.

Os empréstimos eram feitos em uma instituição financeira específica, gerando descontos indevidos diretamente nas aposentadorias e benefícios do INSS das vítimas. A PCPR, além de prender a proprietária, cumpriu um mandado de busca e apreensão na ótica e determinou a suspensão das atividades da agência bancária envolvida, também localizada no Centro.

Denúncias

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na elucidação de crimes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia. Em casos de flagrante ou crime em andamento, a Polícia Militar (PM) deve ser acionada pelo telefone 190.