O vice-governador Darci Piana participou neste sábado (2) da inauguração do Parque Papa Francisco, novo espaço de lazer e preservação ambiental de Curitiba, localizado no bairro Abranches. A cerimônia, que criou o 52.º parque da Capital, também oficializou a criação da Unidade de Conservação (Decreto 16082/2025) que leva o nome do pontífice, morto em abril deste ano.
Instalado em uma área de 55 mil metros quadrados onde antes funcionava uma fábrica de artefatos de concreto, o parque foi completamente revitalizado e agora oferece à população um espaço para convivência, contemplação da natureza e educação ambiental. O parque fica entre o Parque das Nascentes do Belém e o Parque São Lourenço, em uma área próxima aos riachos que formam o Rio Belém.
“Hoje é um dia de festa, de alegria. Estamos entregando o parque número 52, que vem com funções especiais de preservar o meio ambiente, conter a água das chuvas e evitar alagamentos, tão importante quanto o lazer e a segurança para as famílias aqui da região”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O projeto contempla uma praça de acesso, pórtico monumental, espelhos d’água, áreas de estar, paisagismo e uma nova sede da Guarda Municipal. Também foi construída uma trilha no meio do bosque com deck para contemplação de uma cascata.
Durante o evento, Piana destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade e a homenagem ao Papa Francisco. “Esta é uma homenagem ao legado que o Papa Francisco deixou para a gente, sempre preocupado com o meio ambiente e com as pessoas mais humildes”, disse ele.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também celebrou a entrega do novo parque e o avanço das políticas ambientais da capital. “O curitibano tem orgulho dos seus parques e praças, eles são a nossa praia, o nosso lugar de lazer, de segurança, de trazer as famílias, os filhos. E mais do que isso, preservam o meio ambiente e fazem a contenção das águas das chuvas”, afirmou.
As ações seguem diretrizes do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. “Curitiba tem 68 metros quadrados de área verde por habitante, a cidade é referência e protagoniza ações de enfrentamento das mudanças climáticas. Esse parque é um exemplo de solução baseada na natureza, que é ter espaço para a água do rio se espalhar e não alagar casas, problemas que estamos vendo no mundo afora”, destacou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ressaltou a importância da homenagem ao Papa Francisco. “O Papa Francisco foi o mais cristão dos papas, reconhecido por seu engajamento na luta pela mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e pelo acolhimento dos que mais precisam”, declarou.
A cerimônia contou ainda com a bênção dos animais realizada por Dom Peruzzo, o plantio simbólico de uma muda de ipê-branco, o descerramento da placa comemorativa, além de uma ação de microchipagem de animais.
Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi; o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o secretário de Governo Municipal, Marcelo Fachinello.
Com informações da AEN e da Secom da Prefeitura de Curitiba