A trigésima edição da Marcha para Jesus mobilizou milhares de pessoas neste sábado (17/5), em um dos maiores eventos da comunidade evangélica da capital paranaense. Com o tema “Jesus Cristo, Nossa Única Esperança”, o ato de fé, música e solidariedade levou fiéis de diversas denominações às ruas do Centro de Curitiba, reafirmando a força da manifestação religiosa.
O prefeito Eduardo Pimentel também participou do evento, que teve início às 13h. A concentração foi na Praça 19 de Dezembro, onde os fiéis se reuniram para momentos de oração e um ato cívico.
Antes da concentração, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi, recebeu Eduardo Pimentel, organizadores da marcha, pastores e convidados para um almoço na sede do Legislativo estadual. O encontro reforçou o apoio institucional ao evento e o diálogo entre autoridades e lideranças religiosas.
Na sequência, ao lado do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda — que representou o governador Ratinho Júnior —, Eduardo Pimentel se reuniu aos fiéis na concentração e interagiu com os participantes durante cerca de uma hora. Conversou, tirou fotos e reafirmou o compromisso da gestão com a liberdade religiosa e os valores cristãos.
“É uma alegria receber todos vocês no Centro da nossa cidade. Mais uma vez, Curitiba se abre para Jesus. As nossas ruas estão abertas para as palavras de Deus e nós defendemos os valores cristãos. Durante os quatro anos do meu mandato, a cidade estará aberta à Marcha para Jesus”, declarou o prefeito.
Eduardo Pimentel também lembrou que acompanha o evento há oito anos, desde quando era vice-prefeito, e destacou a importância da Marcha para o calendário da capital. “É um evento que celebra a fé, a união e os valores cristãos que fortalecem nossa sociedade”, disse. Ainda aproveitou a alta concentração de pessoas e convidou os fiéis a participarem da Campanha do Agasalho 2025, doando roupas e agasalhos para quem mais precisa. Neste ano a madrinha da campanha é a primeira-dama do município, Paula Mocellin.
Novo trajeto e clima de união
Às 14h, os participantes iniciaram a caminhada em um novo trajeto, seguindo pela Rua Barão do Serro Azul até o cruzamento das ruas Marechal Deodoro com a João Negrão, onde um grande palco foi montado para pregações e shows gospel.
Organizada pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), a Marcha reuniu caravanas de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana. Thiago Ferro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e um dos coordenadores da ação, reforçou o espírito do evento. “Num mundo marcado por crises e conflitos, é essencial reafirmar nossa esperança em Cristo. Esse é um dia de paz, união e oração pela cidade”.
O bispo Antônio Cirino Ferro, também deixou uma mensagem. “A Marcha é muito importante para toda a igreja e para a cidade. Para a igreja primeiro porque demonstra a unidade que nós temos um só senhor e uma só fé. Para a cidade porque a gente traz para a cidade alegria, paz, cura, ânimo e oramos pela cidade para que essa cidade seja cada dia mais uma cidade pacífica e abençoada”, afirmou.
Além das manifestações religiosas, a Marcha teve caráter solidário: foram arrecadados alimentos que serão doados para entidades sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A programação se estende até as 18h, encerrando com louvores e celebrações no palco principal.
Também participaram do evento os secretários municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, e o presidente da Curitiba S.A., José Lupion Neto; o senador Sérgio Moro; a deputada federal Rosângela Moro; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o secretário de estado da Casa Civil, João Carlos Ortega; os vereadores Fernando Klinger, Rafaela Lupion e Tânia Guerreiro entre outras autoridades.
da assessoria