Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Maria Victoria defende instalação de VLP ligando Curitiba e São José dos Pinhais 

2024-05-09 às 17:07
Foto: Orlando Kissner/Alep

Recentemente, a deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura de Curitiba, Maria Victoria (PP), defendeu propostas para melhorar o fluxo de veículos em Curitiba, em especial o tráfego entre a capital e São José dos Pinhais. De acordo com ela, há uma ideia para aproveitar o espaço entre as pistas da Avenida das Torres para instalar um Veículo Leve sobre Pneus (VLP) ligando a Rodoferroviária ao Aeroporto Afonso Pena, com ramificações na região central da capital.

A proposta do VLP já estava presente no plano de governo de Maria Victoria nas eleições municipais de 2016. A parlamentar defende que a implementação fomentaria o turismo e, por consequência, a economia da cidade. “Do terminal rodoferroviário a gente utiliza o transporte coletivo já utilizado hoje para chegar nos outros pontos da cidade. Isso com certeza seria um cartão de visita”, afirmou em entrevista à Jovem Pan no mês de abril.

Maria Victoria também aponta que a base de parlamentares federais do Progressistas na Câmara facilitaria a aquisição de recursos. “O maior número de deputados federais hoje do Paraná é do Progressistas. Isso nos dá uma condição muito favorável na busca de recursos na União. Tendo bons projetos, os recursos existem, internacionais inclusive. É possível buscarmos essas parcerias para fazer com que Curitiba continue esse bom legado de inovação e de cidade mais inteligente do mundo”, finaliza.

Já a proposta anunciada pelo Governo do Estado, que contratou o BNDES e um consórcio de empresas para analisar estudos técnicos e de viabilidade, é para a implantação de um sistema de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) entre as duas cidades. O projeto pretende substituir os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais.

Confira abaixo o posicionamento de Maria Victoria: