da assessoria*
Na data (1º de Outubro) em que é comemorado o Dia Internacional das Pessoas das Pessoas Idosas a candidata a prefeita Maria Victoria (PP) anuncia uma série de políticas públicas para garantir mais dignidade, autonomia e cuidado com os curitibanos da terceira idade.
“Cuidar das pessoas é uma das minhas principais razões para eu querer ser prefeita de Curitiba. E os idosos merecem todo o nosso respeito, a nossa consideração e os nossos cuidados”, afirma Maria Victoria (PP).
Uma das propostas do seu plano de governo é o Condomínio do Idoso, que garantirá moradia digna, inclusão social e bem-estar para quem está em condições precárias nessa fase da vida. O programa foi criado no Paraná em 2018, durante a gestão da governadora Cida Borghetti.
“Com um ambiente seguro e adaptado, os idosos terão a oportunidade de viver com dignidade, recebendo os cuidados necessários e desfrutando de um convívio comunitário enriquecedor”, explica.
As unidades do Condomínio do Idoso serão projetadas com total acessibilidade, incluindo rampas, corrimãos, banheiros adaptados e outras facilidades que garantam a segurança e conforto dos idosos, e contarão com equipes de profissionais especializados e altamente capacitados, o que garantirá o bem-estar físico e emocional na melhor idade.
“O envelhecimento da população é uma realidade que traz diversos desafios, especialmente para os idosos em situação de vulnerabilidade e risco social.”, acrescenta.
Maria Victoria informa ainda que muitos idosos enfrentam condições precárias de moradia, isolamento social e falta de acesso a cuidados adequados.
Além disso, a proposta contribui tanto para liberar espaço nas unidades de acolhimento, quanto para reduzir a necessidade de internações hospitalares e outros custos associados a emergências de saúde, o que significa economia de recursos públicos.
CENTROS DIAS DO IDOSO – Para complementar esse suporte, serão criados os Centros Dias do Idoso.
Espaços seguros para os idosos em situação de vulnerabilidade social receberem atendimento, alimentação e apoio psicossocial e participarem de atividades recreativas, educativas, culturais e de convivência para que esse público encontre apoio e consiga melhorar sua qualidade de vida.
“Também será uma maneira de monitorarmos essa população para podermos ajustarmos nossas ações as reais demandas, sempre tratando com muita dignidade, respeito e preservando a história de quem já viveu muito”, acrescenta Maria Victoria.
TARIFA R$ 1,00 – Uma outra medida para facilitar deslocamentos à população da terceira idade, é a cobrança de uma tarifa diferenciada aos acompanhantes de idosos. O plano de governo de Maria Victoria traz a proposta de tarifa a R$ 1 aos acompanhantes. “Os idosos possuem isenção, mas muitas vezes tem dificuldades de usar os ônibus por falta de autonomia”, reforça.
BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.
Maria Victoria é empresária, formada em administração hoteleira na Suíça, fez estágio por seis meses na China e participou de missões humanitárias na África.
É pós-graduada em Gestão Pública e cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).
Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.
Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefania.