da assessoria*
A candidata a prefeita Maria Victoria (PP) se reuniu nesta terça-feira (17) com representantes do setor de hotelaria e eventos de Curitiba. Maria Victoria firmou o compromisso de construir um Centro de Eventos moderno que possa receber grandes eventos, congressos e feiras nacionais e internacionais.
“Sabemos que a construção de um Centro de Convenções Multiuso é uma demanda importante da cidade. Vou trabalhar junto os representantes do setor para construir uma solução que permite que Curitiba tenha condições de atrair congressos, eventos e feiras que hoje são sediados em outras cidades do país. Na minha gestão, a prefeitura terá uma participação ativa nesse processo”, afirmou.
O evento foi organizado pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau, presidido por Gislaine Queiroz; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do presidente Paulo Iglesias e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha) Curitiba, presidido por Jonel Chede Filho. As entidades entregaram uma carta com demandas dos setores.
Maria Victoria teve acesso a alguns dados sobre a quantidade de eventos que Curitiba está deixando de receber pela falta de um Centro de Convenções Multiuso com área capaz de abrigar toda a variedade de eventos e de movimentar 76 setores da economia que são envolvidos em feiras, congressos e eventos.
“Hoje em dia os grandes negócios passam por cima de Curitiba. Nós perdemos semanalmente destinos de grandes eventos”, afirmou a gerente de captação do CCVB, Cristine Fabbris.
A presidente da CCVB destacou que Curitiba ostenta um novo título de capital nacional do “Bleisure”, um neologismo da fusão das palavras “business” e “leisure”, que remete, literalmente, à viagem que mescla trabalho e lazer. “O lazer vem em consequência de um turismo de negócios muito bem fortalecido. O turista vem pelo negócio e acaba ficando pelo lazer”, apontou.
Segundo a entidade, o turismo carece de uma estrutura para trabalhar com grandes eventos. “Teria como dar muito certo, nos moldes do Expo Centro Balneário Camboriú. Os eventos passaram por uma dilatação nos últimos anos. Perdemos de ter uma arrecadação muito importante, por falta de espaço”, acrescentou Cristiane Fabbris.
MAIS – Acompanhada do candidato a vice-prefeito Walter Petruzziello, Maria Victoria firmou o compromisso de manter a alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) para evento em 2 %, estabelecer um novo cartão de transporte para turistas para facilitar o uso do transporte coletivo, investir em mobilidade e novos eixos de transporte e criar um aplicativo, semelhante ao de Barcelona, para informar aos turistas os melhores trajetos para de deslocar na cidade.
“Curitiba na minha gestão será um dos principais destinos nacional ou internacional de turismos de negócios e de lazer. Prefeitura será parceira do setor produtivo e fará uma busca ativas para atrair eventos, congressos, feiras, exposições e shows”, pontuou.
BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.
Maria Victoria é empresária, formada em administração hoteleira na Suíça, fez estágio por seis meses na China e participou de missões humanitárias na África.
É pós-graduada em Gestão Pública e cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).
Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.
Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefânia.