Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

Na Câmara Municipal de Curitiba, Greca agradece apoio dos vereadores e diz que a Linha Verde será entregue em junho deste ano

2024-02-05 às 16:30
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O prefeito Rafael Greca participou, nesta segunda-feira (5/2), da sessão que marcou a abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Curitiba.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, e secretários municipais, o prefeito agradeceu o apoio dos vereadores, destacando a relação republicana entre os poderes e apresentou o relatório de obras e serviços da Prefeitura aos vereadores.

“Todo o apoio que recebi desta Casa de Leis durante os últimos sete anos me permite garantir que entregarei Curitiba melhor, mais justa, mais bonita, mais inclusiva, mais solidária e mais inteligente do que a recebi do meu antecessor e isso me deixa muito feliz. Tenham certeza de que quanto mais pudermos mais nós faremos”, disse Greca.

Respeito e independência

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Marcelo Facchinelo, que falou sobre o relacionamento entre Câmara e Prefeitura.

Além de Facchinelo, a mesa diretora foi composta pelos vereadores Tito Zeglin (1º vice-presidente), Osias Moraes (1° secretário), Maria Leticia (2ª secretária), Mauro Bobato (3° secretário) e Leônidas Dias (4° secretário).

“Nós temos um papel de grande responsabilidade de criar leis e revogar outras leis quando necessário. Temos também o papel de fiscalizar o Executivo e cultivamos uma relação republicana de independência”, disse o presidente da Câmara.

“Nosso papel é o de respeitar as funções públicas que nos foram confiadas pelos eleitores e os interesses do cidadão são o que movem esta Casa”, complementou Facchinelo.

Linha Verde e mais entregas

Durante seu discurso, Greca destacou os investimentos feitos na capital, com ênfase para a previsão de conclusão das obras da Linha Verde para junho deste ano (cujas intervenções acontecem no Lote 4.1, trecho final da obra); o avanço das obras do Ligeirão Leste-Oeste; o reforço nas ações de sustentabilidade, com a ampliação do uso da energia solar nos prédios públicos; a entrega da Rua da Cidadania da CIC (que deve ser concluída até o final do ano); e a continuidade do programa Asfalto Novo em ruas de saibro da cidade.

“Temos a expectativa de entregar as obras da Linha Verde em junho deste ano. Ainda no primeiro semestre vamos colocar em operação o Hipervisor Urbano, que é um big data de todos os dados que compõem a cidade, um instrumento importantíssimo de planejamento”, comentou o prefeito.

Plano de Recuperação

Greca lembrou que as condições dadas para que a cidade pudesse ter equilíbrio econômico e fiscal vieram do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo.

“O Plano de Recuperação de Curitiba, que tornou a capital referência nacional em governança pública, colocou as contas da Prefeitura de Curitiba em dia e permitiu regularizar os serviços ao cidadão. Hoje temos uma carteira de mais de R$ 2 bilhões em projetos em execução, com destaque para o Bairro Novo da Caximba e os novos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste”, disse Greca.

Avanços no transporte coletivo

O prefeito comentou os avanços da cidade em mobilidade urbana, com a entrega do Ligeirão Norte-Sul em janeiro deste ano, que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho, em trajeto rápido com tempo médio de 50 minutos.

“No mês que passou, tivemos a alegria de inaugurar o Ligeirão Norte-Sul, que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho, em trajeto rápido com tempo médio de 50 minutos”, disse o prefeito.

Além disso, ele citou as novas melhorias que serão implantadas no transporte coletivo da cidade.

“Estamos fazendo obras pela cidade para garantir o aumento da capacidade e da velocidade da Linha Direta Inter 2 e a adequação e melhoria do itinerário do Ligeirão Leste-Oeste, junto com o processo de eletrificação da frota de ônibus da capital. Os primeiros 70 ônibus elétricos de Curitiba já começarão a rodar neste primeiro semestre de 2024, em um grande esforço do município que está investindo R$ 317 milhões, com recursos próprios, para a aquisição dos veículos de transporte público com zero emissão de poluentes”, destacou.

Cultura e inovação

O prefeito disse também que os programas culturais, sociais e de inovação vão continuar sendo destaque em sua gestão, ressaltando os novos espaços de cultura, como o Memorial Paranista, o Cine Passeio, o Teatro da Vila, além do Teatro do Paiol, que passou por uma reforma completa.

“Nós vamos insistir muito na cultura, na inovação. Tanto que ainda esse mês eu inauguro o Pinhão Hub, na Rua Engenheiros Rebouças, para estimular ainda mais as 700 startups e os quatro unicórnios que existem na cidade, para que a inovação seja sempre um sistema, uma parte do processo social, onde todo mundo tenha direito à inovação”, disse Greca.

Ele citou como exemplo o aplicativo Saúde Já, que permite marcar a sua consulta ou exame laboratorial.

“Eu fui a Washington, a convite do BID, e conheci o sistema ‘MaaS’, que é mobilidade como serviço. A ideia é que o sistema de transporte todo seja operável pelos próprios curitibanos através do seu celular. É a inovação na palma da sua mão”, revelou Greca.

Adeus, lama!

Ainda falando sobre o tema mobilidade, o prefeito citou que desde 2017 foram feitos mais de mil quilômetros de Asfalto Novo, sendo 131 quilômetros de asfalto no saibro, obras que melhoram o trânsito e trazem mais segurança para motoristas e moradores.

“Fora, Lama! Xô, Poeira! Vamos continuar avançando para que Curitiba não tenha mais ruas de saibro”, disse Greca.

Casas e ônibus elétricos

O prefeito curitibano também falou que 2024 será marcado por entregas de importantes obras de infraestrutura para a cidade.
Entre as principais estão a conclusão das primeiras 752 casas e da infraestrutura de água e esgoto do Bairro Novo da Caximba; os primeiros 70 ônibus elétricos; a nova Estação Prisma Solar Agrárias, da Linha Direta Inter 2; os painéis fotovoltaicos dos terminais do Santa Cândida e Pinheirinho; implantação de educação integral nas 186 escolas; Fazenda Urbana da CIC; e a primeira fase do Hipervisor Urbano.

Avanços da cidade

Eduardo Pimentel disse que estava feliz de ter participado da conquista dos inúmeros avanços de Curitiba.

“Eu sempre falei que eu queria ser um vice-prefeito atuante e leal. E estou entregando essas características à cidade de Curitiba. Auxiliei o prefeito principalmente no início da gestão como secretário de Obras, que entregamos todas as obras que estavam paradas. Demos início a esse grande pacote de obras estruturantes que a cidade vive até hoje. O cidadão vê como a cidade avançou, como a cidade está bem cuidada, como os projetos estão avançando, como os programas têm consistência”, comentou Eduardo Pimentel.

Diálogo construtivo

O líder do Governo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Tico Kuzma, disse que apoio da CMC foi vital para a realização das obras.

“O apoio dos vereadores foi crucial, refletindo diálogo construtivo entre Executivo, Legislativo, base e oposição. Isso é fruto do diálogo e de relações construtivas e respeitosas entre o Executivo, Legislativo, base de apoio e oposição”, afirmou Tico Kuzma.

Ele citou como exemplo o Painel de Atividades Legislativas, onde foram protocolados, em 2023, 397 projetos, sendo 56 do Executivo. O plenário aprovou 170 projetos, com apenas 1 veto.

Presenças

Além dos vereadores curitibanos, participaram da sessão os secretários Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e Ippuc); Maria Sílvia Bacila (Educação); Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação); Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); Cínthia Genguine (Comunicação Social); Beatriz Batistella (Saúde); além do comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.

Veja a íntegra do discurso do prefeito Rafael Greca na Câmara Municipal de Curitiba:

“Sua Excelência Vereador Marcelo Fachinello, presidente da Câmara Municipal de Curitiba;

Senhor Vereador Osias Moraes; primeiro-secretário da Câmara Municipal de Curitiba;

Senhor Vereador Tico Kuzma; líder do Governo Municipal na Câmara Municipal de Curitiba;

Senhor Vereador Ângelo Vanhoni; líder da oposição na Câmara Municipal de Curitiba;

Prezadas Vereadoras, prezados Vereadores;

Muito bom dia a todas e a todos!

Quero cumprimentar e agradecer pelo trabalho e o empenho de todas e todos: obrigado! A dedicação e a relação republicana entre os poderes Executivo e Legislativo Municipais só fazem bem para nossa amada Curitiba.

É uma grande honra participar da abertura do Ano Legislativo de 2024 da Câmara Municipal de Curitiba.

Todo o apoio que recebi desta Casa de Leis durante os últimos 7 anos me permitem garantir que entregarei Curitiba melhor, mais justa, mais bonita, mais inclusiva, mais solidária e mais inteligente do que a recebi do meu antecessor.

No dia 1.º de janeiro de 2017, no discurso na cerimônia de posse, no majestoso Memorial de Curitiba, eu fiz uma promessa repetida três vezes para que todos não esquecessem: EU VOU FAZER A PREFEITURA SERVIR! E é isso que tenho feito. Com muito trabalho, responsabilidade fiscal, rigor no trato com o dinheiro público, transparência e zelo, contando sempre com o dedicado empenho da minha equipe de secretários e dos valorosos servidores municipais!

O curitibano voltou a ter orgulho da sua cidade. Afinal, recuperamos nosso DNA inovador. A inovação que, obrigatoriamente, só se faz valer quando se transforma em processo social.

Voltamos a ser referência nacional em sustentabilidade, mobilidade urbana, saúde, educação, governança, proteção social, combate à fome e ambiente empreendedor.

Não posso deixar de compartilhar com todas e todos nossas conquistas, frutos de trabalho iniciado há sete anos e que foi consagrado, no ano em que comemoramos os 330 anos de Curitiba, com a escolha da capital como a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023.

—————–

O Plano de Recuperação de Curitiba, que tornou a capital referência nacional em governança pública, não apenas colocou as contas da Prefeitura de Curitiba em dia e permitiu regularizar os serviços ao cidadão, mas também deu as condições para a cidade bater recorde de investimentos entre 2017 e 2023.

Hoje temos uma carteira de mais de R$ 2 bilhões em projetos em execução, com destaque para o Bairro Novo da Caximba e os novos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste.

O dia a dia da nossa cidade, é claro, não tem sido esquecido. Nossa Curitiba nunca esteve tão bem-cuidada. Esse zelo por Curitiba permitiu que as famílias redescobrissem locais públicos como o Passeio Público, o Jardim Botânico, o Parque Tanguá, o Largo da Ordem e o Parque São Lourenço, onde nasceu o Memorial Paranista João Turin, marco da nossa história e herança cultural.

O movimento cultural da cidade também nunca esteve tão efervescente, com novos espaços como o próprio Memorial de Paranista, o Cine Passeio e o Teatro da Vila. Sem esquecer do Teatro do Paiol, que agora está agora novinho em folha.

—————————

Desde 2017, Curitiba vem fortalecendo a construção da sustentabilidade urbana. As premissas da nova Curitiba sustentável proposta por minha gestão valorizam e incentivam o uso e a intermodalidade no transporte urbano, a participação ativa do cidadão no seu deslocamento, o uso de energia limpa para veículos coletivos e equipamentos públicos e obras e ações socioambientais que garantam conforto, bem-estar e dignidade para todos.

São soluções inovadoras, que se espalham por toda Curitiba e buscam recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Estamos tornando realidade o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba. O Bairro Novo da Caximba está em ritmo acelerado de construção e será o primeiro bairro inteligente do Brasil, ao unir moradias dignas, serviços públicos próximos dos moradores e recuperação de área degradada.

As obras das primeiras 752 casas e da infraestrutura de água e esgoto do Bairro Novo da Caximba estão rigorosamente em dia e as primeiras chaves de casas serão entregues aos seus moradores ainda neste semestre. Em seguida, virão o Parque Linear às margens dos rios Barigui e Iguaçu, a pavimentação, a iluminação pública e as áreas de lazer.

No mês que passou, tivemos a alegria de inaugurar o Ligeirão Norte-Sul, que liga a Santa Cândida ao Pinheirinho, em trajeto rápido com tempo médio de 50 minutos.

O aumento da capacidade e da velocidade da Linha Direta Inter 2 e a adequação e melhoria do itinerário do Ligeirão Leste-Oeste, que integram o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, caminham juntos com o processo de eletrificação da frota de ônibus da capital. Essas duas obras, inclusive, já tiveram início.

Os primeiros 70 ônibus elétricos de Curitiba já começarão a rodar neste primeiro semestre de 2024, em um grande esforço do município que está investindo R$ 317 milhões, com recursos próprios, para a aquisição dos veículos de transporte público com zero emissão de poluentes.

Os ônibus elétricos, as estações autossustentáveis chamadas “Primas Solares”, a requalificação das canaletas e o aumento da capacidade e da velocidade dos ligeirões serão os meus legados de sustentabilidade e das minhas gestões entre os anos de 2017 a este 2024.

UMA VERDADEIRA REINVENÇÃO DO BRT (BUS RAPID TRANSIT) CURITIBANO. DO DIESEL À ELETROMOBILIDADE!

Menos poluição, menos ruído, mais qualidade e comodidade para os passageiros. Ganha o meio ambiente, ganham todos os curitibanos.

Nossa missão de mitigar os efeitos das mudanças climáticas também passa por inspirar e popularizar o uso da energia limpa na cidade. Para isso, criamos o programa Curitiba Mais energia, que tem como grande símbolo a Pirâmide Solar de Curitiba, instalada na Caximba.

Primeiro parque fotovoltaico em um aterro sanitário desativado da América Latina, a Pirâmide Solar de Curitiba com seus mais de 8 mil painéis fotovoltaicos já produz 30% da energia consumida pelos prédios públicos da Prefeitura, representando para os cofres públicos uma economia, anual, de R$ 2,6 milhões, que serão revertidos em benefícios à população.

Com esse valor é possível, por exemplo, construir um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou subsidiar mil refeições por dia no Mesa Solidária, durante um ano e meio.

Os painéis fotovoltaicos do Curitiba Mais Energia também já estão reduzindo a conta de luz do Palácio 29 de Março (nosso Palácio Solar), do Parque Barigui, da Fazenda Urbana do Cajuru, do Jardim Botânico, do Terminal do Boqueirão e de 101 moradias populares do Cohab Solar.

Nos próximos meses também vamos inaugurar os painéis fotovoltaicos dos terminais do Santa Cândida e Pinheirinho.

E meu empenho por acelerar a passagem de Curitiba para a matriz verde plena não para por aí. Vamos chegar em julho à marca das 500 mil árvores plantadas, dentro de um desafio que teve início há cinco anos. Inicialmente, em 2019, era o “Desafio das 100 mil Árvores”, mas a adesão da população tem sido tão extraordinária que, ano a ano, temos renovado e chegaremos a meio milhão de mudas plantadas nos próximos quatro meses.

Também vamos inaugurar mais três parques em 2024: o Colina do Abranches, o Parque Manacá, no Cachoeira, e o Parque São Francisco de Assis, no Taboão, que inclusive receberá ainda este ano o tão aguardado Hospital Veterinário Municipal. Nossos pets agradecem.

Hoje, os curitibanos já contam com 50 espaços verdes que, somados às praças, jardinetes, eixos de animação e jardins ambientais, chegam a quase 13 milhões de metros quadrados de áreas preservadas.

Sem falar nas nossas charmosas caixinhas de colmeias de abelhas sem ferrão do programa Jardins de Mel, que estão ajudando a polinizar ainda mais nossas áreas verdes.

Tudo isso resulta em mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, quando o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 metros quadrados por habitante.

————————————–

Curitiba é um canteiro de obras. Desde 2017, já alcançamos mais de MIL QUILÔMETROS de asfalto novo, sendo 131 quilômetros de asfalto no saibro: FORA, LAMA! XÔ, POEIRA!

Outras obras já entregues também estão ajudando a desfazer os nós do trânsito ou, pelo menos, oferecendo mais conforto ao cidadão.

Inauguramos, por exemplo, o Terminal do Tatuquara, as alças de acesso ao Ceasa e ao Viaduto Pompeia, a Trincheira da Mário Tourinho, correções geométricas na Avenida Mário Tourinho (Santa Felicidade) e Rua Eduardo Sprada (CIC) e a nova República Argentina, totalmente requalificada e que estimula a mobilidade ativa.

E, para este ano, nós entregaremos a LINHA VERDE.

———————-

Curitiba é agraciada por rios e córregos. Dádiva que gera preocupação quando chegam as fortes chuvas. Para minimizar o risco e os prejuízos causados por enchentes e alagamentos, a partir de 2017, 24 obras de drenagem foram realizadas e outras 5 obras encontram-se em andamento e vão dar mais tranquilidade para quem vive nas proximidades de rios e córregos, como Pinheirinho, Belém, Vila Guaíra, Henry Ford e Cortume.

A iluminação pública da capital ganhou a tecnologia do LED em mais de 53% dos pontos de luz que quebram a escuridão das noites e tornam as ruas dos bairros mais seguras.
Este ano, demos início à primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Curitiba, que irá levar o serviço de iluminação pública da capital para um outro patamar. Vencedora do certame, a empresa de origem francesa Engie fará uma grande expansão da infraestrutura de iluminação da cidade.

———————–

Por uma Curitiba cada vez mais educadora, promovemos, desde 2017, uma revolução na nossa rede municipal de ensino. Os nossos curitibinhas sabem que frequentam uma das melhores redes de educação do Brasil. Ampliamos a oferta da educação integral, nos últimos sete anos, de 87 para 156 escolas. Até meados de 2024, serão todas as 186 escolas com educação integral.

E vamos inaugurar a escola municipal de número 186 de Curitiba até julho deste ano. Também aumentamos a oferta de vagas em creches. Desde 2017, colocamos em funcionamento 27 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e ampliamos o número de novos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados de cerca de 90 para 143.

Nossos curitibinhas ainda estão sendo preparados para os empregos do futuro, graças aos 33 Faróis do Saber e Inovação, aos Faróis do Saber e Inovação Móveis, ao Fab Lab Cajuru e às aulas de robótica que fazem parte do currículo da nossa rede municipal de Educação.

A Curitiba Educadora não poderia deixar de ser inclusiva. Assim, fomos a primeira cidade do Brasil a abrir um Centro de Ensino para Transtorno do Espectro Autista (CEETEA).
E, também, não poderíamos deixar de compartilhar com as novas gerações o sentimento de pertencimento por Curitiba. Assim, nasceu o projeto “Linhas do Conhecimento”, que já levou os 140 mil estudantes de Curitiba a conhecer nossa história, tradições e cultura.

—————————–

Outra área prioritária de minha gestão, a Saúde, literalmente saiu da UTI para a vanguarda do atendimento 4.1. Se no começo de 2017 faltavam remédios nos postos de saúde e o pagamento aos prestadores de serviços estava atrasado.

Hoje, o curitibano sabe que chegará em um postinho ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) bem-cuidados e abastecidos, que não precisará enfrentar filas para agendar uma consulta, graças ao aplicativo Saúde Já, e que tem a opção de se consultar por videoconsulta no conforto da sua casa, bastando ligar para a Central Saúde Já.

Mais de 100 equipamentos do SUS Curitibano receberam melhorias desde 2017, entre postos de saúde, clínicas odontológicas, o Hospital do Idoso e o Laboratório Municipal, sem contar os seis novos espaços que foram abertos:

• UPA do Tatuquara;
• Unidade de Saúde Jardim Aliança;
• UBS Umbará II;
• Caps Tatuquara;
• Novo Ambulatório Encantar especializado em Transtorno do Espectro Autista;
• Unidade de Estabilização Psiquiátrica Irmã Dulce.

Os números do SUS Curitibano hoje são de dar orgulho e mostram nosso compromisso com a saúde da população:

• 20 milhões de medicamentos por mês;
• 2 milhões de doses de vacina por ano;
• 53 mil atendimentos por dia nas unidades básicas de saúde;
• 37 mil profissionais de Saúde da rede própria e contratados;
• 109 unidades básicas de saúde;
• 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
• 650 mil exames mensais do Laboratório Municipal.

—————–

Nenhuma cidade do Brasil tem a estratégia de segurança alimentar de Curitiba. Nossos programas de combate à fome e acesso à alimentação barata e de qualidade são reconhecidos, inclusive, pelo Governo Federal.

O compromisso de minha gestão em garantir alimentação para as pessoas em situação de rua, que recebem refeições gratuitas em espaços adequados e com total higiene, se materializou a partir de 2019 com o Mesa Solidária.
Atualmente, são estas as 5 Mesas Solidárias, que já distribuíram 1,2 milhão de refeições – são até MIL REFEIÇÕES POR DIA – para pessoas em situação de rua e pessoas carentes:

• Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro);
• Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro);
• Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana);
• Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola (Cajuru);
• Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças).

Tendo como grande símbolo o Restaurante Popular do Capanema, reaberto por mim em 2018, depois de décadas fechado e que chegou a ser usado como mocó. Hoje, o curitibano pode almoçar em 5 restaurantes populares, que oferecem 5.100 refeições por dia ao preço único de R$ 3. Não dá para comprar uma coxinha com esse valor.

Todos sabem como a comida é boa nos restaurantes populares da Matriz, Capanema, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Pinheirinho.

Já, os nossos 35 Armazéns da Família de Curitiba beneficiam 1 milhão de curitibanos, com renda de até 5 salários mínimos, com gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza 30% mais baratos que nos supermercados.

A Rede de Segurança Alimentar de Curitiba ainda é referência nacional por suas 152 hortas comunitárias, que produzem 1.576 toneladas por ano de alimentos frescos e sem agrotóxicos para 17,9 mil pessoas; a Fazenda Urbana do Cajuru, referência em educação para a prática da agricultura urbana; os 11 pontos do Sacolão da Família, que oferecem hortifrútis a preço único; e as 4 Escolas de Segurança Alimentar (Patrícia Casillo, Dom Bosco, Casa Culpi e Vila Agrícola).

Ainda neste ano de 2024, vamos inaugurar a segunda Fazenda Urbana de Curitiba, na CIC.

—————-

Estruturas e serviços também foram ampliados e modernizados por nossa gestão para garantir uma acolhida mais digna para quem mais precisa, em especial a população em situação de rua.

Criada por minha Margarita há 30 anos, a Fundação de Ação Social (FAS) oferece hoje com uma ampla Rede de Proteção Social, que desenvolve várias ações de forma integrada para beneficiar a população em situação de rua na cidade, bem como famílias em risco social.

Uma política pública que busca resgatar esses cidadãos.

Curitiba conta hoje com cinco hotéis sociais, uma república e mais 26 unidades de acolhimento (oficiais, como a pioneira Pousadas de Maria, e parceiros), além de três Centros POPs, que ofertam atendimento técnico durante o dia.

Juntas, as unidades de acolhimento de Curitiba somam hoje 1.611 vagas que contam com dormitórios, banheiros, sala de TV e refeitório. As pessoas em situação de rua também são atendidas nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), localizados em todas as regionais da cidade, onde encontram apoio e encaminhamento para a rede de proteção, inclusive para os cursos gratuitos do programa Liceu de Ofícios e Inovação.

——————

Destaco o nosso compromisso para apoiar a geração de emprego e renda na cidade, com iniciativas do nosso Vale do Pinhão. São programas como o Empreendedora Curitibana, o 1º Empregotech, o Empregotech 40+, os Worktibas, o Tecnoparque, o Paiol Digital e o Bom Negócio.

Curitiba é uma das 5 cidades com o menor tempo para abertura de empresas no País, com apenas 4 horas.
Ainda passamos a sediar, desde 2018, o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. A quarta edição, realizada em março de 2023, dentro das celebrações dos 330 anos da capital, teve recorde de público, com 15 mil visitantes.

Com esse número, o Smart City Expo de Curitiba se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha).

Em 2024, vamos sediar mais uma edição do Smart City Expo de Curitiba, entre os dias 20 a 22 de março próximo. Estão todos convidados!

————————-

Como resultado de todo este esforço de Curitiba em inovar em sustentabilidade, mobilidade urbana, governança, educação, saúde e proteção social conquistamos o prêmio internacional de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, da Fira Barcelona/Espanha.

O World Smart City Awards é considerado a principal premiação de cidades inteligentes do mundo, reconhecendo políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

—————————-

E, chegou 2024. Todos que participam da minha gestão estão determinados a fazer cumprir tudo aquilo que nos propusemos. Vamos entregar a Linha Verde, que irá marcar a integração viária plena de Curitiba e Região Metropolitana.

Também vamos inaugurar as primeiras residências do Bairro Novo da Caximba e a Rua da Cidadania da CIC será entregue até dezembro.

No próximo dia 22 de fevereiro vamos entregar a primeira fase do Hipervisor Urbano, a plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos, munido de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam – a todas as áreas da administração da cidade – gerir seus serviços em tempo real e permitir o planejamento de políticas públicas.

Entre os próximos meses de março e abril deve estar pronta a primeira estação “Prisma Solar”. As obras já estão em andamento na Rua dos Funcionários, em frente ao Setor de Ciências Agrárias na Universidade Federal do Paraná. Será a primeira de 12 estações da Linha Inter 2 no novo modelo e que faz parte do itinerário de 38 quilômetros em 28 bairros percorridos pelo Inter 2.

Lá atrás, em minha primeira gestão (entre 1993 e 1996), começamos esta revolução de descentralização dos serviços da Prefeitura, com a inauguração da Rua da Cidadania do Boqueirão, em 1995, e entregaremos a décima e última, na CIC, dentro do novo conceito de sustentabilidade de Curitiba, produzindo ela mesma a energia que irá consumir.

Planejar, buscar recursos, executar ações e obras que façam a diferença na vida das pessoas têm sido minha missão e acredito, humildemente, que estamos cumprindo com essa determinação.

O amor é a condição da missão. O amor por Curitiba é o que nos move. É o que nos dá horizonte.

Somos o bem o fazemos. Nos dias em que fazemos o bem, nós efetivamente existimos. Nos outros dias, nós apenas duramos.

Viva Curitiba!”

da Prefeitura de Curitiba