Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

Nos 135 anos da ACP, Eduardo Pimentel participa de inauguração de painel artístico gigante no Centro de Curitiba

2025-07-01 às 17:30
O prefeito Eduardo Pimentel, ao lado do presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone, em frente ao painel artístico em homenagem ao Barão do Serro Azul, na sede da ACP. Curitiba, 01/07/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A inauguração de um painel artístico na fachada da sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em pleno calçadão da Rua XV de Novembro, celebra os 135 anos da entidade e o compromisso da ACP com sua memória e o projeto Curitiba de Volta ao Centro. Na cerimônia, realizada nesta terça-feira (1/7), o prefeito Eduardo Pimentel agradeceu a iniciativa da entidade de instalar o mural de 30 metros de altura em homenagem ao fundador da ACP, Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul (1849-1894).

“O compromisso do Barão do Serro Azul com o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná é inspirador para todos nós e está alinhado à nossa determinação de avançar nas conquistas da capital e em promover o redesenvolvimento da região central com o projeto Curitiba de Volta ao Centro. A ACP com a entrega deste painel artístico homenageia um homem que defendeu seus ideais e Curitiba e também está deixando o Centro muito mais bonito para seus moradores e visitantes”, justificou Eduardo Pimentel.

Painel gigante
O painel, assinado pelo muralista e grafiteiro curitibano Fernando Ferlim, conhecido como Gardpam, destaca símbolos da cultura e da paisagem paranaense, como a araucária e a rosácea, trabalhados em tons de preto e branco.

Para o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, a iniciativa reforça os princípios que norteiam a entidade desde sua fundação. “A trajetória do barão nos inspira a cultivar a iniciativa, o esforço, o amor pelo trabalho e o compromisso com a coletividade, valores de um verdadeiro empreendedor que marcou a história com coragem e visão”, destacou ele.

Ainda de acordo com o presidente da ACP, o painel artístico reflete o compromisso da instituição com a preservação da memória histórica. “É um incentivo à arte urbana no Centro e a valorização da identidade local”, acrescentou ele.

O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, disse que a ACP honra o legado do Barão do Serro Azul com esta homenagem. “Ildefonso Pereira Correia, mesmo tendo um fim trágico, assumiu sua responsabilidade com Curitiba e os paranaenses”, frisou ele.

Maior exportador de erva mate do mundo, o Barão do Serro Azul morreu executado pelas tropas governistas durante a Revolução Federalista. Ele liderou a resistência contra a invasão de Curitiba durante a revolução, mas sua tentativa de negociação com os revoltosos foi vista como traição pelos governistas, levando à sua morte.

Conexão
Segundo o artista urbano Gardpam, a proposta do mural é justamente criar essa conexão com a arquitetura clássica da região central. “A ideia do painel é que ele converse com o estilo das construções vizinhas, como o prédio da UFPR e dos Correios”, afirma o artista, que dedicou quase um ano ao projeto, desde sua concepção até a conclusão.

Também participaram da cerimônia de inauguração do painel em comemoração aos 135 anos da ACP os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo), Marli Teixeira Leite (Mulher e Igualdade Étnico-Racial) e Amália Tortato (Desenvolvimento Humano); os presidentes Tatiana Neves (Turismo), Marino Galvão Júnior (Fundação Cultural), Renan de Oliveira Rodrigues (FAS) e André Baú (Cohab); os vereadores Rafaela Lupion, Indiara Barbosa, Rodrigo Marcial, Pier Petruzziello e Jasson Goulart; os ex-presidentes da ACP Jamil Chede, Glaucio Geara, Camilo Turmina, Antonio Miguel Espolador Neto, Virgílio Moreira Filho e Ardisson Akel; o empresário Fernando Fontana, bisneto do Barão do Serro Azul; a assessora do gabinete do prefeito, Tatiana Turra; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e a administradora regional da Matriz, Ariane Assis.

As informações são da Prefeitura de Curitiba.