O prefeito Eduardo Pimentel assinou, na tarde desta quarta-feira (26/3), um protocolo de intenções para a criação do e-Parcerias, sistema que vai desburocratizar as ações para celebração de parcerias entre o poder público e o Terceiro Setor, que desenvolve vários projetos para atendimento à população. O documento foi assinado em solenidade na Smart Plaza, na Ligga Arena, no segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2025.
“O que estamos fazendo aqui hoje é o que nossa gestão busca permanentemente: a desburocratização, a agilidade, a economia de tempo e de recursos públicos. As organizações sociais são especiais e merecem todo nosso reconhecimento e apoio. E é isso que nós queremos fazer com o e-Parcerias: dar a tranquilidade e agilidade para que isso aconteça”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O protocolo foi assinado também pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues, pela secretária de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, e pelo secretário de Administração e Tecnologia da Informação, Elisandro Frigo. Todos eles estão envolvidos nos esforços para o desenvolvimento do projeto, que vem sendo desenhado desde o início da gestão, em janeiro.
“O que assinamos hoje é o protocolo de intenções de um compromisso assumido que já está em andamento e que vamos entregar em breve”, disse a secretária de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato.
O objetivo é que o novo sistema torne mais ágil a inscrição digital e o gerenciamento de documentos das organizações da sociedade civil e dos conselhos municipais nos processos de formalização dos convênios e na prestação de contas dessas instituições.
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, destacou que facilitar a relação do Terceiro Setor e do setor privado é uma das prioridades da atual gestão.
“Nada mais contraproducente do que um grupo de pessoas que acredita em uma ideia, tem know-how e sabe como realizá-la não conseguir porque esbarra na burocracia. Esse sistema é um passo importante para facilitar a vida do Terceiro Setor. Fazê-lo ganhar tempo, que é algo que não se recupera. Poupar o tempo das pessoas é a maior ação que você pode fazer”, afirmou Martins.
A estimativa é que, quando for ativado, o e-Parcerias reduza pela metade o volume de trabalho manual que é feito atualmente. Isso resulta em menor tempo de resposta para a conclusão dos contratos e melhor uso dos recursos humanos da Prefeitura, que poderão contribuir com outras tarefas em suas áreas.
“Já no segundo semestre, as Organizações Sociais vão perceber os avanços na entrega da documentação, na democratização dos processos e na agilidade do poder público em dar um retorno rápido a elas”, reforçou o presidente da FAS.
A tecnologia trará facilidades também aos servidores públicos que fazem o acompanhamento desses processos. O sistema está em fase final de desenvolvimento e as equipes das secretarias têm realizado reuniões técnicas multissetoriais para construção da versão piloto.
A assinatura do protocolo foi acompanhada por vereadores, representantes de instituições do Terceiro Setor, participantes do Smart City Expo Curitiba 2025.
Realizado na Ligga Arena, o Smart City Expo Curitiba é um fórum internacional organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, e conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.