Segunda-feira, 12 de Maio de 2025

Pessoas em situação de rua de Curitiba recebem orientações para cuidar dos pets e têm acesso a serviços gratuitos

2025-05-12 às 15:14
Foto: Isabella Mayer/SECOM

A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba participa do mutirão de serviços da 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”. A organização é do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e o evento acontece no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Fundação de Ação Social (FAS), na Rua Doutor Faivre, 1.348, Centro.

Os serviços são oferecidos para os moradores em situação de rua e vulneráveis. O principal objetivo do Registre-se é fornecer documentação civil básica gratuita para esse público, começando pelo RG e depois ampliando para outros serviços de Justiça, do Estado e do Município. Os atendimentos serão feitos desta segunda (12/5) a sexta-feira (16/5), das 9h às 13h.

Rede de Proteção Animal

Moradores em situação de rua com pets – cães ou gatos – estão recebendo orientações dos médicos veterinários da Rede de Proteção Animal sobre os serviços gratuitos que a Prefeitura oferece para os animais. Também estão sendo feitas microchipagens em cães e gatos, caso os moradores em situação de rua aceitem.

“Nosso objetivo é mostrar que existem esses serviços, fazer o cadastro destes moradores no site da Rede de Proteção Animal, falar sobre o Hospital Veterinário Municipal e de toda a estrutura que eles podem usar gratuitamente”, explicou Sthefani Nayra Guilherme, médica veterinária da Rede de Proteção Animal.

“Queremos conscientizar os moradores em situação de rua sobre a importância dos cuidados com os seus animais, a prevenção de doenças e que o município oferece tudo isso gratuitamente”, definiu Sthefani.

A gestora administrativa do Hospital Veterinário Municipal, Luiza Barreto, explicou que a ideia também é fazer uma avaliação clínica inicial dos animais e registrá-los no sistema da Rede de Proteção Animal.

“Em caso de emergência, a população em situação de rua que possui cães ou gatos tem acesso aos aparelhos públicos veterinários também. Como o Hospital Veterinário Municipal”, explicou Luiza. Ela é da Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social – CHC, organização da sociedade civil que foi definida em edital de chamamento público para a gestão do Hospital Veterinário Municipal.

da assessoria