A manhã desta terça-feira (13/5) foi de vistoria de obras da Saúde no Distrito Sanitário Pinheirinho. O prefeito Eduardo Pimentel e a secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, visitaram os futuros endereços dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto e Infantil na Regional Pinheirinho. Os dois imóveis, que foram locados, estão passando por reforma e vão ampliar o atendimento de saúde mental na região, mais um compromisso de campanha do prefeito sendo cumprido ainda no primeiro semestre de 2025.
“Temos 13 Caps em Curitiba e falei muito sobre eles durante a campanha, me comprometi a reformá-los ou ampliá-los. E aqui está um exemplo. Os dois Caps vão dobrar o atendimento de saúde mental para crianças e adultos na região do Pinheirinho. Estamos cumprindo os compromissos assumidos no período eleitoral”, disse o prefeito na vistoria do prédio que vai abrigar o Caps Adulto da região.
Caps Adulto
Atualmente, o Caps Adulto Pinheirinho funciona na Avenida Iguaçu, no Distrito Sanitário (DS) Portão. A localização dificulta o acesso dos usuários cadastrados, que precisam utilizar transporte coletivo para frequentar as terapias disponíveis. Com o novo prédio, na Rua João Bonat 64, no bairro Novo Mundo, a Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar a capacidade de atendimento dos adultos, passando de 150 para 300 diariamente.
“É a primeira vez que vamos instalar um Caps em local totalmente adaptado para as necessidades de atendimento multidisciplinar da saúde mental, possibilitando também a instalação de 12 leitos” explica a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
O novo Caps adulto deverá ser inaugurado em junho, quando a rede de saúde mental de Curitiba passará de 68 para 80 leitos. A internação vai de sete a 15 dias, período em que o paciente é acompanhado pela equipe multidisciplinar do Caps, buscando estabilização para retornar às atividades ambulatoriais e ao convívio em casa. A equipe do centro envolve médico psiquiatra, psicólogo, profissionais de enfermagem, entre outros.
“Este será o maior Caps de Curitiba, com cinco andares de atendimento para estabilização de pessoas em sofrimento mental. Será também um espaço de cuidado da pessoa em situação de rua que precisa do atendimento de saúde, um suporte para que ela volte à sociedade com seu tratamento, a profissionalização, emprego e moradia”, detalhou Eduardo Pimentel.
No Caps adulto, o prefeito visitou os andares onde serão instalados consultórios, salas de terapia em grupo e a área de internação, além de conhecer detalhes do projeto que está em fase final de reforma.
Caps Infantil
Na sequência, o prefeito foi conhecer o novo endereço do Caps Infantil, na Rua Antônio Freitas Barbosa, 50, no bairro Capão Raso, um sobrado amplo e arejado. As obras de reforma para adaptação às necessidades do serviço estão em bom ritmo e devem ser entregues ainda no primeiro semestre.
A secretária Tatiane Filipak explicou que no Caps Infantil o foco é o acolhimento de toda família, com a realização de atividades em grupo envolvendo também os pais ou responsáveis, o que estava muito limitado no endereço atual. A mudança também vai proporcionar aumento de oferta, saindo dos atuais 75 para 150 atendimentos.
O imóvel também conta com uma área externa com uma linda cerejeira e uma jabuticabeira, onde serão possíveis atividades lúdicas ao ar livre com as crianças.
“A saúde é prioridade para nós. Há poucos dias inauguramos a nova sede do ambulatório Encantar, especializado no atendimento ao autismo, entregamos a Unidade de Saúde Sabará reformada e também a UPA Boqueirão”, enumerou o prefeito, reafirmando seu compromisso com a melhoria no atendimento a toda população.
Presenças
Também acompanharam a vistoria das obras a administradora regional do Pinheirinho, Janaína Lopes Gehr; o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliano Gevaerd; a coordenadora de Saúde Mental da secretaria, Luciana Sydor; o supervisor do Distrito Sanitário Pinheirinho, Cleverson Fragoso; e o engenheiro civil da SMS, Marcos José dos Santos.