Sábado, 17 de Maio de 2025

Prefeito lança Operação Inverno, com 1.640 vagas para acolher pessoas em situação de rua de Curitiba

2025-05-16 às 16:59
Foto: Pedro Ribas/SECOM

A Prefeitura de Curitiba lançou, nesta sexta-feira (16/5), a Operação Inverno 2025, para proteger a população em situação de rua durante os meses mais frios do ano. O lançamento ocorreu na sede da Fundação de Ação Social (FAS), onde o prefeito Eduardo Pimentel e a primeira-dama Paula Mocellin foram recebidos pelo presidente do órgão, Renan de Oliveira Rodrigues.

A Operação Inverno vai até 22 de setembro, podendo ser estendida caso as baixas temperaturas persistam. Serão ofertadas 1.640 vagas de acolhimento em 33 unidades, com possibilidade de ampliação conforme a demanda e abertura de abrigos emergenciais.

“Nosso compromisso é com a dignidade das pessoas. A Operação Inverno reforça a rede de acolhimento da cidade, especialmente quando o frio pode ser uma ameaça à vida. Nós não vamos perder ninguém para o frio”, disse o prefeito. “E nossos espaços e carros de transporte estão preparados para receber também os amigos pets de quem precisar de abrigo”, ressaltou.

O presidente da FAS destacou a importância da mobilização conjunta para enfrentar o frio com solidariedade e agilidade. “A Operação Inverno não é apenas uma resposta emergencial ao frio, mas uma ação coordenada para garantir proteção e dignidade a quem mais precisa. Nossa rede está preparada para ampliar o atendimento e acolher com respeito e cuidado. E pedimos à população que acione o 156 ao ver alguém em situação de risco”, pediu Rodrigues.

No lançamento, as autoridades enalteceram a dedicação e o comprometimento da equipe que trabalha na abordagem às pessoas em situação de rua.

Apoio da Defesa Civil

Durante o período de vigência, 33 unidades de acolhimento – entre públicas e conveniadas – oferecerão 1.640 vagas, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. A operação prevê ainda a abertura de abrigos emergenciais, com apoio direto da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, que atua na sensibilização das pessoas em situação de rua para que aceitem acolhimento e evitem riscos à saúde causados pelo frio.

“Atender a população em situação de rua durante o frio não é responsabilidade apenas da FAS, mas de toda a Prefeitura de Curitiba. Toda a estrutura municipal foi mobilizada e a Defesa Civil está de prontidão 24 horas por dia para dar suporte às equipes e, se necessário, abrir abrigos emergenciais. Estamos seguindo o plano de contingência e atuando lado a lado com a FAS para garantir resposta rápida e eficiente. É uma honra servir Curitiba nesse esforço”, garantiu Nelson de Lima Ribeiro, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil.

As equipes de abordagem social serão reforçadas, com atuação intensificada entre 18h e 1h da manhã, especialmente nas noites em que a previsão meteorológica indicar temperaturas iguais ou inferiores a 8°C – critério climático que aciona a operação.

Ação intersetorial para ampliar o alcance

A operação é coordenada conjuntamente pela FAS e pela Defesa Civil de Curitiba, com atuação integrada de diversas secretarias e órgãos da administração direta e indireta. Dez secretarias estão envolvidas: Saúde, Segurança Alimentar, Esporte, Meio Ambiente, Governo Municipal, Administração, Educação, Desenvolvimento Humano, Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Municipal de Administração Pública.

A articulação intersetorial garante respostas mais rápidas e eficientes, promovendo o acesso da população em situação de rua a serviços como alimentação, saúde, educação, lazer e orientação profissional.

Como avisar a FAS

A Operação Inverno também reforça a importância da participação da sociedade. A população pode acionar as equipes sociais por meio do telefone 156, informando sobre pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas. A Defesa Civil, com a FAS, também promove campanhas de sensibilização para informar e engajar a sociedade na proteção dos mais vulneráveis.

Doe um agasalho. Ganhe um coração quentinho

Além da Operação Inverno, foi lançada simultaneamente a Campanha do Agasalho 2025, com o slogan “Doe um agasalho. Ganhe um coração quentinho.” A primeira-dama Paula Mocellin, madrinha da campanha, fez um apelo.

“É uma honra ser madrinha da Campanha do Agasalho, nosso objetivo é espalhar solidariedade por toda Curitiba e para isso contamos com a ajuda de todos. Precisamos especialmente de roupas masculinas, além das peças femininas e infantis. Quem puder, coloque pontos de coleta em estabelecimentos, igrejas, salões, escritórios e condomínios. Quero lançar um desafio: vamos juntos bater o recorde de arrecadação este ano”, ressaltou Paula Mocellin.

Em 2024, foram arrecadadas 342.750 peças, mas 60.583 foram descartadas por estarem sujas ou danificadas. A orientação é doar apenas peças limpas e em bom estado.

As doações serão distribuídas pela FAS, principalmente nos Cras, Creas e nas unidades de atendimento a pessoas em situação de rua.

Empresas e instituições unidas

A Campanha do Agasalho mobiliza não apenas a sociedade civil, mas também instituições de ensino, saúde, hotelaria, comércio. Para Celso Hartmann, diretor-executivo dos colégios da Rede Positivo, a participação vai além da arrecadação.

“Acreditamos que a educação vai além da sala de aula. Participar da Campanha do Agasalho é uma forma de mobilizar nossa comunidade escolar para olhar com empatia e solidariedade para quem mais precisa.”

No setor da saúde, a ação também é vista como extensão do cuidado com a vida, como explica o diretor do Complexo Saúde Grupo Marista, Juliano Gasparetto. “Nossa missão é cuidar das pessoas em todos os aspectos de sua vida. Participar da Campanha do Agasalho é uma forma de ampliar esse compromisso, levando proteção e conforto para quem mais precisa, especialmente durante o inverno”.

Já na hotelaria, o envolvimento reforça o compromisso com a comunidade local. “É uma satisfação para nós, do NH Hotel, sermos mais uma vez parceiros da Campanha do Agasalho. Acreditamos que juntos, somando esforços, podemos aquecer muitas pessoas”, afirma Antônio de Albuquerque, diretor do NH Curitiba The Five.

Onde e como doar

Há diversos pontos de coleta espalhados por Curitiba. Interessados em colaborar como ponto de arrecadação devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. O serviço Disque Solidariedade é responsável pela triagem e destinação das doações.

“Cada doação faz diferença. E cada ponto de coleta a mais amplia o alcance da solidariedade”, reforçou Paula Mocellin.

Confira os pontos de coleta clicando aqui.

Presenças

Também prestigiaram o evento, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna; o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa; a secretária da Mulher, Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; a presidente do ICS, Marina Bueno; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antônio Gilberto Deggerone; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, e os vereadores Fernando Klinger, Indiara Barbosa e João da Cinco Irmãos; e os administradores regionais do Boqueirão, José Antônio de Melo Filho, da CIC, Rudimar Fedrigo, da Fazendinha/Portão, Rodrigo Reis, de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos, e do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar.

da assessoria