Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Prefeitura apoia microempreendedores com mutirão de serviços; quase metade das empresas de Curitiba são MEI

2025-05-14 às 17:49
Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Abrir uma empresa e se tornar Microempreendedor Individual (MEI) foi o que levou os marceneiros Eraldo e Felipe Ferreira, pai e filho, a participarem da primeira etapa do Mutirão do MEI nesta quarta-feira (14/5), na Rua da Cidadania Pinheirinho. Eles vão se juntar a outros 216 mil MEIs que já têm CNPJ em Curitiba e que representam quase metade (46%) das cerca de 470 mil empresas formalizadas na capital paranaense.

“É um número significativo de microempresas. Ninguém começa grande, todo mundo começa pequenininho, o MEI é a pessoa que está tentando se tornar empreendedor. Então, a gente tem que ter um cuidado especial com ele. Nosso país ainda é um pouco burocrático demais, e a Prefeitura está aqui, nessa parceria com o Sebrae, para ajudar a pessoa a resolver isso, orientar, deixar a empresa, o CNPJ, tudo redondinho”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

No mutirão do Pinheirinho, público teve acesso a atendimentos presenciais dos dez Espaços Empreendedor, como formalização, declaração anual (que deve ser enviada por todos os MEIs até 31 de maio), alteração de dados cadastrais, regularização de débitos e parcelamentos. Também serão realizadas capacitações voltadas ao empreendedorismo, com inscrições online na página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba.

da assessoria