Quem convive com os colegas por tantas horas diárias, como os servidores da Prefeitura de Curitiba, sabe como as relações interpessoais impactam na qualidade de vida das equipes e no serviço prestado ao cidadão. A importância de um relacionamento eficaz dentro do setor público é tema de curso, que começou nesta terça-feira (20/5), voltado a procuradores, estagiários e servidores da Procuradoria-geral do Município (PGM).
O curso Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho, uma iniciativa da PGM e Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP), tem três turmas até sexta-feira (23/5) e é ministrado por Adriana Thiele, assistente social do Departamento de Saúde Ocupacional da SMGP.
“Não basta termos capacidade técnica, nós precisamos nos aperfeiçoar nos quesitos que envolvem a convivência, porque convivência é praticamente obrigatória. Mas eu escolher uma convivência produtiva e positiva faz toda a diferença”, salienta Adriana, pós-graduada em Questão Social pela UFPR e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos.
De acordo com a assistente social, além dos servidores passarem muitas horas dentro dos seus setores, eles compartilham não só o espaço físico, mas também ideias, projetos e tarefas com outros funcionários que estão ali pelo mesmo motivo.
“Quando o relacionamento com o superior e os colegas é agradável, permanecer naquele ambiente é uma oportunidade de satisfação pessoal e realização profissional. O respeito e aceitação do grupo geram bem-estar, o que estimula a produtividade do colaborador e da equipe”, observou ela.
Adriana garantiu que, em um ambiente de relações humanas saudáveis, a forma de trabalhar divergências é completamente diferente. “Quando há problemas de relacionamento, os conflitos se transformam em queda de braço. Por outro lado, quando a convivência é saudável, o foco dos conflitos é a resposta construtiva. Nesse caso, todos voltam seus esforços para a solução do problema e buscam juntos uma conclusão favorável”, argumenta a especialista.
A servidora da SMGP lembra que todo trabalho, por sua natureza, envolve pressões: é necessário prezar pelo atendimento ao cidadão, conviver com colegas e responder aos superiores. “O resultado é a manifestação de sintomas físicos decorrentes de desgastes emocionais. Portanto, a manutenção de um ambiente com bons relacionamentos é fundamental também para a saúde dos servidores”, acrescenta Adriana.
Inovação na Gestão
A subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso, destaca a importância das capacitações ofertadas aos servidores da PGM, como o curso Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho. “É uma oportunidade de procuradores, estagiários e servidores se aprimorarem, e, no caso deste curso, suas habilidades interpessoais. É muito importante o equilíbrio entre o conhecimento técnico, a inteligência emocional e a capacidade de relacionamento”, justifica ela.
Patrícia Teobaldo, servidora do setor de Protocolo da PGM, participou da primeira turma do curso e aprovou a iniciativa da instituição. “Este tipo de capacitação nos ajuda no dia a dia no trabalho, tanto com outros colegas da Procuradoria como no nosso atendimento ao cidadão. Espero que outros colegas se inscrevam, pois são orientações tanto para o trabalho como para nossa vida”, avalia ela.
O curso Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho integra o conjunto de ações do programa PGM 2025: Inovação na Gestão.
Serviço
Curso Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho
Datas de cada turma: terça, quinta e sexta-feira (20, 22 e 23/5);
Vagas: 40 por turma;
Horário: das 9h às 12h;
Local: Ático da sede da PGM;
Inscrições pelo e-mail: [email protected].
da assessoria