Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Programa Conecta Muralha vai integrar 6 mil câmeras públicas e privadas para o combate ao crime

2025-07-10 às 17:58
Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto que institui o programa Conecta Muralha Curitiba, nesta quinta-feira (10/7), no Palácio da Inovação, no Cabral. O novo programa vai reforçar a segurança pública do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas de segurança e condomínios — com a Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba.

Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2.100 câmeras instaladas em espaços públicos e pontos estratégicos do município. Com a integração das câmeras particulares, o âmbito de abrangência da Muralha Digital será ampliado e deverá conectar até 6 mil câmeras para realizar o monitoramento nos espaços públicos da cidade.

“É uma ação prevista no plano de governo, um compromisso que assumi com o cidadão de reforçar a segurança nas ruas, com tecnologia, informação e inteligência. Ampliar o monitoramento com as câmeras particulares vai trazer mais tranquilidade à população”, disse o prefeito. “Com a integração, poderemos identificar com agilidade como um crime ou um acidente ocorreu”, explicou.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, explica que a integração será feita somente com as câmeras e dispositivos que registram as imagens das ruas e calçadas do município, com olhar voltado à prevenção de crimes e para fins de investigação criminal.

“O objetivo é realizar a integração com as empresas de segurança privada e de vigilância que já possuem câmeras voltadas para as vias públicas, para ampliar o número de equipamentos que são monitorados pela Muralha. No primeiro momento, vamos focar as empresas e depois para os condomínios que têm câmeras direcionadas para as praças, calçadas e ruas”, afirmou Vianna.

O diretor da Haganá e Co-Security, Mauro Sant’anna, contou que pretende compartilhar as imagens das 300 câmeras de monitoramento em tempo real que a empresa de segurança possui na cidade, com a tecnologia da Muralha Digital.

“Poderemos contribuir com a nossa tecnologia aliada ao monitoramento da Muralha Digital da Prefeitura, trazendo imagens em tempo real, com inteligência artificial, leitura de placas de carros, e auxiliar na segurança da cidade”, ressaltou Sant’anna.

Licenciamento

O licenciamento das empresas de segurança privadas e dos condomínios será realizado pelo Guia de Serviços da Prefeitura e deverá estar disponível no período de até 45 dias. O Comitê Gestor da Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba vai expedir a autorização para o licenciamento, por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito.

As empresas de segurança deverão ser credenciadas junto à Polícia Federal e estar em dia com o pagamento de tributos, alvarás e certidões negativas.

Fiscalização do Urbanismo

A partir desta quinta-feira (10/7), a fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo será reforçada com o monitoramento realizado pela Muralha Digital. Equipes de fiscalização vão acompanhar, em tempo real, a realização de eventos públicos, por meio das imagens das mais de 2 mil câmeras que monitoram a cidade.

Ao flagrar uma atuação ilícita, a equipe de fiscalização do Urbanismo que começou a atuar na Muralha poderá acionar, de imediato, os fiscais que trabalham nas ruas para fazer a autuação do infrator.

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Elisandro Frigo, e do Urbanismo, Almir Bonatto; o superintendente da secretaria de defesa social e trânsito, José Semmer Neto, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a administradora Regional Matriz, Ariane Assis; e o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Alexandre Gedanken.

Também prestigiaram o lançamento, a deputada Márcia Huçulak; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; o líder do Governo na Câmara, Serginho do Posto; os vereadores João das 5 Irmãos, Éder Borges, Beto Moraes, Pier Petruzziello, Lórens Nogueira, Renan Ceschin, Zezinho do Sabará; o presidente do Sindicato de Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Ricardo Hirodi Toyofuku; e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de vários bairros e das empresas de videomonitoramento de Curitiba.

da assessoria