AO VIVO:
Ao vivo: Programa Manhã Total, com João Barbiero – Rádio Lagoa Dourada FM (04/11)
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Economia

Apesar de queda na intenção de consumo, famílias paranaenses estão na quarta posição entre as mais propensas a comprar

há 3 anos

Redação

Publicidade
Apesar de queda na intenção de consumo, famílias paranaenses estão na quarta posição entre as mais propensas a comprar
Publicidade
Entre os consumidores dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, os paranaenses estão entre os mais propensos a consumir, ocupando a quarta posição, revelou a última edição mensal da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o indicador da ICF de abril marcou 104,1 pontos, com baixa de 2,5% em relação a março e com leve alta na variação anual de 0,9%.

Os fatores responsáveis pela queda neste mês foram principalmente os relacionados ao consumo: Nível de Consumo Atual e Perspectiva de Consumo caíram 6,6% e 5,3%, respectivamente, na comparação com março. Houve também variação mensal nos subindicadores que avaliam a Perspectiva Profissional (-5,7%) e a Renda Atual ( -1,1). Os subindicadores que tiveram pequeno crescimento foram: Emprego Atual (0,8%), Acesso ao Crédito (0,4%) e Momentos para Duráveis (0,3%).

Em relação ao cenário nacional, a pesquisa ainda revela que embora o otimismo do brasileiro ainda esteja na zona negativa – abaixo dos 100 pontos – em 97,1 pontos, tem avançado gradativamente nos últimos meses e se afasta do pessimismo registrado em maio de 2021, quando chegou a 67,5 pontos. De acordo com a CNC, entre as causas do maior otimismo estão a baixa da inflação, que surpreendeu positivamente em março e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) anual, que alcançou 4,65% abaixo do esperado pelo mercado. Outra causa, revelada pela CNC, é a inflação de serviços que caiu e, o índice de difusão, que representa a quantidade de itens que tiveram aumento de preços, é o segundo menor desde agosto de 2020. Análise por renda Apesar da pesquisa revelar redução de 3,5% na intenção de consumo entre as famílias que recebem até 10 salários mínimos, se comparado com os dados de março, foi registrado crescimento no otimismo entre as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, que passou de 114,6 pontos no mês passado para 116,7 pontos, atingindo a maior pontuação desde março de 2020. Se comparados os dados do público de maior renda, registrados em abril de 2023 com o mesmo mês do ano passado, o crescimento no otimismo é ainda maior, 8,2%.

da Fecomércio-PR

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

"O objetivo é elevar ainda mais a segurança em Ponta Grossa", aponta Tenente-Coronel Nabozny sobre operaçãoAção visa aumentar a sensação de segurança na região; Missão Força Paraná também terá programação na cidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia