As companhias aéreas Azul e Gol anunciaram a redução de seus serviços de bordo, como a oferta gratuita de salgadinhos e bebidas durante os voos. Esse movimento vem em resposta à pressão dos custos enfrentada pelas empresas, principalmente devido à volatilidade do dólar, ao aumento do preço do combustível de aviação (QAV) e à inflação dos alimentos.
Cerca de 60% dos custos das aéreas no Brasil são dolarizados, incluindo o arrendamento de aeronaves. Além disso, o QAV saltou 15,6% de dezembro de 2024 a janeiro de 2025, enquanto a inflação dos alimentos também tem pesado nas contas das companhias.
Para se adaptarem a esse cenário, a Gol decidiu suspender o serviço de bordo gratuito em voos com menos de uma hora, oferecendo apenas água caso o passageiro solicite. Já a Azul, que antes oferecia “snacks” e bebidas de forma ilimitada, agora limita a quantidade disponível.
Essas medidas contrastam com a posição da Latam, que atravessou um processo de recuperação judicial nos EUA entre 2020 e 2022 e atualmente está com uma posição de caixa mais favorável. A companhia mantém o serviço de bordo como forma de fidelizar os clientes, investindo inclusive em novos programas como o “Sabor à Brasileira”.
Com informações de Valor Economico.