Terça-feira, 19 de Março de 2024

Black Friday 2020 deve ser maior do que em 2019 em Ponta Grossa, afirma Sindilojas

2020-11-26 às 16:56

A Black Friday é a oportunidade que muitos consumidores esperam para encontrar produtos e serviços mais baratos. Já para os comerciantes de diversos setores é o momento de esvaziarem os estoques. O dia de promoções acontece todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro e, neste ano, será nesta sexta-feira (27).

De acordo com José Loureiro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), esta Black Friday será maior do que a do ano passado. “Esta é uma oportunidade para as lojas do comércio que estão desde o começo do ano com muito estoque, porque é a primeira liquidação e eu acho que vai ser forte. Pela nossa pesquisa do Fecomércio, vai ser muito maior do que no ano passado”, destaca.

 

Expectativa dos comerciantes

Os comerciantes estão otimistas neste ano e esperam realizar boas vendas. O gerente da Super MM MercadoMóveis, Henrique Andrade, explica que a loja está praticando descontos de até 50% nesta sexta (27) e sábado (28). “A expectativa está alta. É uma data que todo o comércio espera, já virou tradição. A gente está bem empolgado, tenho certeza que vai ser um dia de bons resultados, tanto pra loja, quanto para os clientes que vão aproveitar as promoções”, afirma Henrique.

Outro setor que está com grandes expectativas para esta sexta-feira é o de concessionária de automóveis. Paulo Godoy, um dos responsáveis pela Ford Fancar, garante que os preços praticados nesta Black Friday não são maquiados. “A Black Friday vem para agregar e o preço não subiu para dar o desconto, é a Black Friday de verdade. Estamos fazendo a campanha nacional da montadora, mas os descontos variam de 3% até 12%, dependendo do modelo”, conta.

Oportunidades de venda

Para aumentar as oportunidades de venda, uma alternativa usada pelos comerciantes é a de estender as promoções da sexta-feira para a semana toda. É o caso das Farmácias Eficácia. Juliana Ribeiro, idealizadora do estabelecimento, conta que as vendas melhoraram neste período. “Estamos na Black Week desde segunda-feira até sábado, nós estamos dando descontos que variam de 30% até 60% em produtos manipulados e alguns suplementos. As vendas melhoraram nesta semana, porque a Black Week atrai as pessoas que acabam levando outras coisas que não estão na promoção também”, explica.

Outra instituição que também está utilizando a data para alcançar maior público é o Centro Universitário Santa Amélia – UniSecal, que está promovendo a Yellow Week, desde o dia 23 de novembro e segue até o dia 4 de dezembro. Com descontos de até 50% nos cursos de graduação, a reitora Isaura de Andrade Aguiar acredita que a ação é um atrativo para quem quer estudar em 2021.

“As expectativas para a Yellow Week são grandes. A educação mudou muito neste ano atípico que vivemos e esse desejo de estar em sala de aula aumentou muito. Queremos entregar essa possibilidade para as pessoas, de esperança de dias melhores para todos e a educação é parte desse processo”, afirma Isaura.

Tecnologia é aliada dos lojistas

O Shopping Palladium Ponta Grossa está preparando ‘A Maior Black Friday do Mundo Real’, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de novembro. A novidade deste ano fica por conta da ‘Assessoria Online’ por meio do WhatsApp do Shopping. Os consumidores poderão consultar a disponibilidade e orientação de onde encontrar determinados produtos.

Além disso, a campanha reúne mais de 100 lojas, com promoções especiais em vestuário, calçados, brinquedos, maquiagens, acessórios, joias, itens de tecnologia, para casa e escritório. “Neste ano, nossa estratégia para Black Friday aliou oportunidades de compras imperdíveis com segurança, considerando o momento que vivemos. Por isso, serão três dias de descontos. Assim, os clientes terão ainda mais tempo para aproveitar nossas condições especiais, que incluem descontos decrescentes, combos exclusivos e outros diversos benefícios”, diz Maura Muller, gerente de Marketing do Shopping Palladium.

Cuidados com golpes

De acordo com o Procon de Ponta Grossa, por se tratar de uma data aguardada pelos consumidores é importante que os cidadãos redobrem a atenção como forma de prevenção a golpes e eventuais transtornos.

Entre as principais medidas, o Procon reforça a importância da pesquisa antecipada de preços, seja por sites de busca ou diretamente nas lojas como forma de garantir que o produto adquirido contará com desconto real.

Outra dica é relacionada à segurança dos sites. Segundo o órgão, os consumidores devem se certificar se o site é verificado – possui cadeado na barra de endereço – e quais as possibilidades de pagamento. Caso o consumidor queira fazer uma reclamação ou denúncia, o Procon Ponta Grossa disponibiliza a plataforma www.consumidor.gov.br, além da possibilidade de atendimento na sede do Procon na rua Balduíno Taques, 445, mediante agendamento prévio através do fone (42) 3220-1045.

Fotos: Matheus Fanchin/D’Ponta News