Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024

Comércio de PG continuará aberto, garante Rangel

2020-06-22 às 08:38

Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, garantiu que não existe previsão de lockdown na cidade e que o comércio de rua continuará aberto. A declaração foi dada durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, transmitido pela Rádio Mundi FM.

De acordo com o último boletim da Fundação Municipal de Saúde, divulgado na tarde de ontem (21), Ponta Grossa possui 255 casos de coronavírus e apenas um óbito em decorrência da doença. Rangel considera que os números estão dentro da expectativa para o período e não justifica um lockdown. “Nós temos resultados positivos na saúde e não colocamos ninguém em risco, isso é o mais importante. Nosso comércio continuou e vai continuar”, garante

O prefeito destaca que manter as atividades comerciais funcionando depende da conscientização da população. “O comércio não vai parar, porque a gente não vai deixar poucas pessoas prejudicarem a maioria. Não é justo alguém que é irresponsável saia na rua tentando contaminar as outras pessoas ou fazendo algo que prejudica uma cidade inteira. Não vamos deixar”, enfatiza.

Ele chama de irresponsáveis as pessoas que se recusam a seguir as recomendações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. “Algumas poucas pessoas insistem em fazer festas e não usar máscara achando que estão sendo resistentes, na verdade estão colocando a cidade inteira em risco na saúde e no desenvolvimento econômico”, alfineta.

Rangel lembra que o vírus se espalha com facilidade e basta um descuido para causar uma onda de infecções. “Basta uma pessoa fazer uma festa para 30 a 50 convidados e contaminar várias pessoas para estragar todo o trabalho de técnicos, médicos, enfermeiros, fiscais, comerciantes que estão fazendo a sua parte, empresários que estão fazendo tudo para não ter infecção na sua empresa”, enumera. 

O prefeito conta que recebeu inúmeras mensagens apontando o grande fluxo de pessoas nas ruas e questionando a possibilidade de um novo fechamento do comércio. “Mas, gente, é a vida. A vida é assim. As pessoas trabalham. As pessoas precisam se alimentar, pagar suas contas. A vida precisa continuar”, comenta.

Embora assegure que o comércio continuará trabalhando normalmente, Rangel não ignora a gravidade da Covid-19. “É a maior tragédia das novas gerações. Nós temos uma doença terrível, que já matou 50 mil pessoas no país. Perdemos uma cidade do tamanho de Prudentópolis”, compara.

Pesquisa Fecomércio

De acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Ponta Grossa foi a cidade que teve a menor queda no consumo no estado. Em Maringá a queda foi 44,8%, em Londrina de 41,1% e em Ponta Grossa de apenas 12,9%.