Com as festividades de fim de ano como Natal e Ano Novo se aproximando, muitos estabelecimentos comerciais abrem espaço para a contratação temporária de funcionários, uma vez que a procura por presentes tende a ser maior em épocas como esta. Em Ponta Grossa não é diferente, há uma expectativa de que esses empregos temporários por 30 dias tenham uma grande procura, e à medida que a mesma vai aumentando, as oportunidades devem aparecer cada vez mais.
Se considerarmos o mês de outubro de 2019, a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa ofertou 86 vagas temporárias para o Natal. Em 2020, apesar da pandemia da COVID-19, a ideia é que os números permaneçam elevados, como explica o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do município, José Loureiro. “Atualmente, todo dia há pelo menos 300 vagas de emprego. Destas, 50 são vagas só para o comércio em nossa cidade. Mas é difícil estipular o que é temporário para o Natal e o que não é, já que com a pandemia o quadro de funcionários das lojas caiu. Lembremos também que este setor será um dos últimos a se recuperar pós-pandemia. Porém, certamente haverá diversas contratações desse tipo a medida que a data se aproxime”, acredita.
Loureiro, que também é presidente do Sindilojas em Ponta Grossa, detalha que no órgão a procura deve ser similar a da Agência, já que os órgãos trabalham em conjunto. “Os dois órgãos trabalham juntos, por exemplo, aparece uma vaga no Sindilojas, nós já encaminhamos para a Agência para facilitar. Por isso, os números de contratações devem ser similares nos dois. Lembrando que quase todas as vagas temporárias passam pela divulgação da Agência do Trabalhador, ou seja, com o passar dos meses poderemos afirmar com maior precisão o total dessas vagas na cidade”, diz.
Para Maura Müller, gerente de marketing do Palladium Shopping Center Ponta Grossa, ainda é incerto falar em vagas temporárias. “Claro que teremos vagas, mas ainda não sabemos dizer ao certo quantas”, explica. Se pegarmos como base o ano de 2019, o Grupo Tacla, responsável pela comercialização e administração do Shopping, aumentou em 20% as vagas temporárias no Natal do último ano. Isso considerando os diversos estados de atuação e empreendimentos do Grupo em todo o Brasil.
Chegada do Papai Noel no Palladium PG acontece dentro do “novo normal”
Ainda sobre o Natal, um dos momentos mais esperados e tradicionais em Ponta Grossa é a chegada do Papai Noel no Palladium Shopping Center de Ponta Grossa. Segundo a gerente de marketing do estabelecimento, Maura Müller, disse a reportagem do portal D’Ponta News, a chegada do ‘Bom Velhinho’ está garantida em Ponta Grossa, embora não seja possível estipular uma data e nem dar mais detalhes sobre.
“Estamos trabalhando faz muito tempo planejando isso, haverá sim a chegada dele, porém de modo diferente. O que podemos dizer neste momento é que toda a preparação, chegada do Papai Noel e decoração do Shopping no Natal obedecerá um critério de sanitização e combate à COVID-19. Mas podem ficar tranquilos que terá sim a chegada do Papai Noel marcando o Natal em nossa cidade. Assim que nos aproximemos da data, daremos mais detalhes sobre o tema”, conclui.
Foto: PMPG