Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, o Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná, reconheceu as indústrias com as melhores iniciativas de impacto ambiental, social, governança e parcerias sustentáveis no Congresso Sesi ODS. Em sua 8ª edição, a premiação já reconheceu de duas mil práticas realizadas por indústrias, empresas e organizações da sociedade civil de todo o país, que promovem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nesta edição, foram 363 organizações inscritas, de 73 municípios paranaenses.
Conheça as vencedoras deste ano:
CATEGORIA AMBIENTAL
Micro e pequena • Mycelium Leather Ltda
Média • Margem Companhia de Mineração
Grande • ENGIE Brasil Energia S.A
CATEGORIA SOCIAL
Micro e pequena • Heide Indústria e Comércio Ltda
Média • Margem Companhia de Mineração
Grande • Klabin S.A
CATEGORIA GOVERNANÇA
Micro e pequena • Seccional Brasil S/A
Média • INFASA Indústria de Farinhas S.A
Grande • CRASA Infraestrutura S.A
CATEGORIA PARCERIAS SUSTENTÁVEIS
Empresa • Associação Evangélica Beneficente de Londrina
Organização da Sociedade Civil PR • Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione
Organização da Sociedade Civil BR • Obras Sociais Universitárias e Culturais
Congresso Sesi ODS
A 8ª edição do Congresso Sesi ODS 2024 aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro com o objetivo de fortalecer o debate sobre o ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) no contexto da Agenda 2030, da ONU. A intenção é apoiar a indústria paranaense a impulsionar o desenvolvimento sustentável e contribuir para o cumprimento das metas globais estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No primeiro dia, representantes de indústrias participaram de oficinas com temas como saúde mental, descarbonização e linhas de crédito para ESG. O segundo dia foi dedicado às palestras, painéis de discussão e a entrega do Prêmio Sesi ODS.
Na abertura, Hugo Ceron Molina, superintendente do Sesi Paraná, enfatizou a importância do evento. “Estamos reunidos aqui para trocarmos ideias e conhecermos as boas práticas que estão sendo implementadas dentro das indústrias”, disse. “O Sesi Paraná tem um grande compromisso de levar para as empresas o esclarecimento e orientações factuais e reais sobre o ESG, nas quais possamos evidenciar avanços do ponto de vista da sustentabilidade e boas práticas”, completou.
Na sequência, o coordenador do Conselho de Responsabilidade Social da Fiep, Fernando Mizote, parabenizou os industriais paranaenses. “O Paraná é reconhecido como o estado mais sustentável do Brasil e isso facilita que as indústrias do estado acessem mercados mais exigentes através da exportação. Isso também evidencia que o empresariado paranaense entende que a sustentabilidade não é só uma questão de atender à legislação ambiental, mas de ir além”, afirmou.
Programação
Guy Ladvocat, gerente de Certificação de Sistemas da ABNT, abriu a programação com a palestra Aplicações das Ferramentas ABNT para a Sustentabilidade, com a apresentação do Programa ABNT de Verificação ESG. Na segunda parte da manhã, os visitantes conheceram projetos de ESG realizados nas indústrias na Mostra de Projetos.
A tarde foi aberta pelo painel Governança para o Futuro: Impulsionando o Progresso Social e Ambiental na Indústria, com os cases da Arauco, com a apresentação de Maíra Gonçalves, Lamiex, com, Ronald Vale, e Fiasul, com Karen Brinker.
Selo Sesi Indústria Parceira do Migrante
Robson Gravena, gerente executivo de Segurança, Saúde e Responsabilidade Social do Sistema Fiep, apresentou o Selo Sesi Indústria Parceira do Migrante, um desdobramento do Programa Indústria Acolhedora.
“O Sesi tem uma trajetória longa com a questão da migração, tendo em vista que a criação da instituição, nacionalmente, na década de 40, foi para dar resposta a uma crise migratória, quando dois terços da população brasileira viviam na zona rural e o Brasil estava passando pelo seu grande processo de industrialização”, lembrou.
Hoje, mais de 70 anos depois, o propósito do Sistema Fiep é tornar o Paraná no melhor estado para a indústria no Brasil. Para isso, precisa olhar para a empregabilidade. “A falta de mão de obra acontece em todo o estado e, do outro lado, temos esse movimento migratório mundial e o Paraná recebe muitos migrantes”, disse.
Com o objetivo de ligar pessoas migrantes às indústrias, em julho de 2024 o Sesi Paraná lançou o Indústria Acolhedora e já em fevereiro de 2025, publicará o edital do Selo Sesi Indústria Parceira do Migrante, um reconhecimento às indústrias que valorizam as práticas inclusivas.
“A indústria deve gerar emprego e renda, mas pode fazer isso de forma sustentável, promovendo a inclusão, o desenvolvimento das suas comunidades, das pessoas, de todos aqueles que são, de alguma forma, impactados por sua operação”, finalizou Gravena.
Para encerrar a edição de 2024 do Congresso Sesi ODS, as indústrias foram reconhecidas com a entrega do Selo Sesi ODS e Prêmio Sesi ODS.
da Agência Fiep