Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Conta de luz aumenta 30% no frio: veja como economizar

2022-06-12 às 10:13
Foto: Arquivo

A conta de energia elétrica aumenta no mínimo 30% durante o inverno, que irá começar no dia 21 de junho. O vilão dessa época do ano é o chuveiro, que na potência máxima é um dos aparelhos que mais gastam eletricidade em casa. Há ainda outros eletrodomésticos que contribuem para o aumento como aquecedor, ferro de passar roupas, lava-louça, máquina de secar roupa, torneira elétrica, entre outros.

Na escala de maior gasto estão o ar-condicionado, tanto na função quente, como fria, e a geladeira, que representam juntos 40% do total do consumo. O chuveiro elétrico é responsável por 30%, a iluminação 20%, aparelho de televisão 10%, o ferro elétrico 6%, máquina de lavar 5% e todos os demais, como micro-ondas e roteadores 4%.

Cuidado redobrado no banho

No banho durante o inverno é preciso tomar cuidado tanto com a água, quanto com a energia.

Para economizar no banho, ele indica um desafio. “Estabeleça um timer de cinco minutos para as crianças, como um desafio positivo, e priorizer a água para enxaguar o corpo. Não deixe também para fazer coisas como a barba e lavar lingeries no chuveiro durante o banho.”

Ficar atento a outros eletromésticos

O chuveiro é um grande consumidor de energia, mas não é o único. No inverno, as pessoas também passam a usar mais eletrodomésticos para se aquecer, como torneiras aquecidas, máquina de secar roupas e aquecedores. “Use com moderação a máquina de lavar roupas ou louças, ainda mais com o uso de água quente”, recomenda Wagner Carvalho.

O especialista indica passar primeiro roupas mais pesadas e deixar as mais leves para o final, assim é possível passar os últimos itens com o ferro já fora da tomada. Já para evitar o uso de secadoras, ele indica acumular peças para lavar em dias claros e quentes, além de começar pela manhã, aproveitando o dia inteiro para secá-las.

Segundo o CEO e especialista em eficiência energética da W-Energy, Wagner Cunha Carvalho, o chuveiro elétrico passa a consumir no inverno em média, 30% a mais de energia que nos dias quentes. “O cuidado no banho precisa ser dobrado, pois além do alto consumo de energia, também há o desperdício de água, já que o tempo do banho costuma ser maior”, explica.

Cálculos da Enel São Paulo mostram que o chuveiro elétrico ligado na opção inverno, potência máxima, durante 10 minutos por dia custa, em média, R$ 28,93 por mês. Carvalho destaca que a média de consumo dos brasileiros é de 300 kW. Então, uma família de quatro a cinco pessoas, tomando banho nessas condições, gastaria R$ 100,00, sem contar outros eletrodomésticos usados durante o período.

O consumo de água no país também é elevado. Segundo o especialista, no Brasil, a média de consumo, por pessoa, é de 180 litros/dia, acima do recomendado (110 litros/dia). “Estamos em plena crise hídrica e, por isso, o recurso merece toda atenção também nos dias mais frios. Evite banhos muito longos”, afirma Carvalho.

O professor explica ainda que os aquecedores gastam muita energia e podem prejudicar a saúde. “Esse tipo de aparelho elétrico é outro vilão, pois utiliza resistências, assim como os chuveiros, porém ficam ligados por muito mais tempo, além de ressecar o ar, dificultando a respiração nesta época do ano. Aquecedores a óleo, custam um pouco mais caro, porém são mais econômicos. Para quem utiliza o ar-condicionado na função quente, lembre-se de limpar os filtros. As máquinas com filtros sujam, dificultam a ventilação, aumentando o consumo de energia elétrica.”

Lâmpadas também consomem

Há algumas formas de reduzir o consumo são as lâmpadas. “Esse é um ponto esquecido: o tipo de iluminação do ambiente. Lâmpadas decorativas podem consumir bastante energia sem percebermos. A tecnologia LED hoje em dia é uma das mais eficientes e contribui 80% para redução do consumo”, explica o especialista.

Outra dica é durante o dia abrir as cortinas e deixar a luz entrar no ambiente. “Aproveite ao máximo a iluminação natural, além de iluminar ajuda a aquecer a casa. E, no final do dia, feche as janelas e cortinas para, justamente, conservar o calor dentro da casa”, afirma Carvalho.

Retire os aparelhos da tomada

Para economizar mais energia, é preferível não deixar os aparelhos em stand by, mas sim tirá-los da tomada. “Outra dica importante é estar atento às luzes dos ambientes, equipamentos de uso intermitente em tomadas, que interferem no consumo de energia e na eficácia de outros aparelhos”, orienta.

“As famílias que viajarem neste período do inverno devem desligar o maior número possível de aparelhos e colocar a geladeira em potência baixa, pois mesmo na opção de stand by apresentam consumo”, completo Carvalho.

Evite usar equipamentos em certos horários

Em horários de pico, a energia fica mais cara. A dica é não tomar banho ou ligar muitos aparelhos nesse período. “Das 17h às 21h, a maioria das pessoas está utilizando mais eletrodomésticos, o que sobrecarrega as linhas de transmissão e é aplicada uma diferenciação dos preços cobrados”, explica.

Troque a potência da geladeira

No inverno, as geladeiras costumam consumir menos. Em épocas mais frias não é necessário manter o eletrodoméstico em uma potência elevada. “Depois do verão, termostato de todas as geladeiras estão esquecidos, ainda regulados para a estação, portanto, reduza a potência do termostato no máximo e já verifique se as borrachas da geladeira estão vedando direitinho. Feche a porta com um papel sulfite e veja se ele escapa da borracha com facilidade. Se sim, significa que é a hora de trocar”, aconselha o professor.

“Mantenha tudo organizado, assim gastará menos tempo com a porta aberta e, sempre que puder, opte por geladeiras de duas portas, são mais econômicas, pois o ar frio do congelador não fica escapando toda vez que você abre a porta. E as versões com tecnologias geram uma redução no consumo de 30 a 40%”, acrescenta Carvalho.

do R7