O economista Jorge Wekerlin esteve em entrevista, na manhã desta segunda-feira (9), no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região).
Confira os destaques da entrevista:
Na última sexta-feira (6) foi celebrado um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Segundo Jorge, é esperado que o novo governo Trump seja mais protecionista – política econômica que visa proteger a economia do país- e por este motivo se aceleraram tratativas entre diversos países.
As negociações para o acordo entre os blocos se iniciaram em 1999 e só foram finalizadas agora. Conforme Wekerlin, o acordo foi “embalado exatamente por essa pressão que os Estados Unidos exercerá no mercado mundial. (…) É melhor fechar um acordo rápido com o Mercosul, mesmo que a União Europeia não esteja totalmente unida, para que se salvaguarde dessa política externa mais rigorosa”, explica.
Também na última semana, foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um pacote com medidas para corte de gastos, entre elas, a isenção do Imposto de Renda para faixa de até R$5.000 mensais. Jorge explica que, por mais que a União deixe de arrecadar estes valores em impostos, a quantia será usada no consumo das famílias, “este consumo ampliado significa aumento de arrecadação, aumento de emprego. (…) Existe um efeito multiplicador da renda na mão do consumidor”, esclarece.
Jorge Wekerlin
Jorge é economista, Mestre em Economia Florestal e especialista em Desenvolvimento de Complexos Industriais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Wekerlin é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Pós-Graduação da ESIC – Business & Marketing School International.
Ele também é consultor nas áreas de elaboração e análise de business plan e na aquisição, fusão e venda de empresas. Jorge é office family e assessora empresas na implantação de projetos e na gestão de resultados. O professor é coautor do livro Projetos Empresariais e Públicos da Editora Atlas S/A.
Assista a entrevista na íntegra: