Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Está endividado? Professora de Economia dá dicas sobre como organizar as finanças pessoais

2023-03-06 às 16:08

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (6), a professora acadêmica da UniSecal, Sara Pavarini, deu dicas sobre como organizar as finanças pessoais e da família.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o total de famílias endividadas no Paraná, no mês de janeiro, permaneceu em 96,4%, como em dezembro do ano passado, que por sinal, foi o maior nível de endividamento dos últimos 13 anos.

Para a professora, a solução é não se desesperar e buscar diálogo e a renegociação da dívida. “O caminho é sempre a negociação. Quando está doente, vai ao médico, ele faz o diagnóstico e receita o remédio. Com a vida financeira é a mesma coisa, você precisa saber onde está o problema, saber para onde está indo o dinheiro e a grande maioria das pessoas está gastando nas miudezas, mais do que deveria”, observa.

A primeira dica é: saiba para onde está indo o dinheiro que você recebe. “A maior parte das pessoas não sabe, não tem controle. Tem que mapear quanto está entrando, no que está gastando, para tentar estancar os buracos”, orienta. Para um casal que identificou que está saindo para comer fora de casa em três dias da semana, e se isso não está dentro do orçamento, deve se adequar para mudar esta atitude, por exemplo.

O segundo ponto é tomar cuidado com o cartão de crédito. “Eu vejo que muitas pessoas transformam o cartão de crédito em uma bola de neve. O cartão é uma ferramenta excelente para comprar parcelado, te ajuda, mas ele tem juros de mais de 400% ao ano. A pior dívida é a do cartão de crédito”, afirma Sara, que completa dizendo que se existe dívida no cartão, o conselho é ir até um banco e solicitar um crédito pessoal ou parcelado.

Confira a entrevista completa: