Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

Fomento Paraná e BDMG firmam acordo de cooperação técnica

2024-06-21 às 15:15
Foto: Fomento Paraná

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) assinaram um acordo de cooperação técnica nesta quinta-feira (20), com objetivo de trocar conhecimentos e experiências para propiciar e fortalecer as melhores práticas de ambas as instituições. A parceria incentivará a análise conjunta de oportunidades de negócios em prol de ações de desenvolvimento para os Estados, com base na troca de conhecimentos, de métodos e também de tecnologia.

Assinaram o documento o diretor-presidente do BDMG, Gabriel Viegas Neto, e o diretor Financeiro, Edmilson Gama da Silva; o diretor-presidente da Fomento Paraná Heraldo Neves, o diretor de Operações do Setor Público Mounir Chaowiche, e Mayara Puchalski, diretora administrativa e financeira.

“Formalizamos uma cooperação importante tanto para a Fomento Paraná tanto quanto para o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. O sentido é troca de experiência, metodologia, tecnologia para que ambas instituições possam se colocar à disposição do seu público e melhorar as linhas de financiamento, de empréstimo, os prazos de entrega e a forma de entrega, sobretudo”, afirmou Heraldo Neves.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, que é também segundo vice-presidente da ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento, entidade que congrega instituições financeiras como agências de fomento, bancos de desenvolvimento e cooperativas de crédito de todo o país, falou também sobre a importância das parcerias entre instituições como forma de trazer boas práticas e bons produtos também para comunidade empresarial do Estado.

“Nós, do Sistema Nacional de Fomento, que congrega mais de 30 instituições financeiras, temos essa prática de trocarmos experiência. Isso é importante. Faz com que a gente evolua no que nos compete, que é entregar recursos de forma barata e de forma célere também”, explica o Heraldo Neves. “E da mesma forma a Fomento Paraná também vai colocar à disposição as suas práticas, os seus métodos, suas tecnologias. Afinal de contas trata-se de uma grande instituição de fomento do país, também uma referência para as outras, principalmente para as demais agências de fomento aqui do Brasil”, acrescenta.

Para Gabriel Viegas Neto, diretor-presidente do BDMG, a assinatura do acordo é um marco para as duas instituições em busca de novas oportunidades e boas práticas. “Devemos lembrar que temos o objetivo comum de levar melhores oportunidades à população e aos empreendedores”, disse.

“De nossa parte, estamos continuamente buscando ampliar o desenvolvimento em nosso estado. Durante a reunião na Fomento Paraná constatamos o excelente nível de maturidade da sua gestão e a importância dessa agência para a economia paranaense. Saímos daqui muito animados e convictos de que essa parceria poderá fortalecer ainda mais as duas instituições”, finalizou.

Durante a visita ao Paraná os diretores do BDMG puderam conhecer um pouco mais sobre os processos das Operações do Setor Público e de concessão de crédito para micro e pequenas empresas. A reunião teve também a participação dos diretores de Mercado, Vinícius Rocha, e de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro.

da AEN