O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresenta queda de 0,9% em fevereiro no Paraná. A pesquisa, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), marca 108 pontos. Na comparação com fevereiro de 2022, o indicador teve elevação de 4,5%.
Entre os componentes do índice, a avaliação dos consumidores sobre o momento para compra de bens duráveis teve o maior crescimento mensal, com acréscimo de 11,1%. Isso demonstra que os paranaenses estão mais propensos a comprar produtos de maior valor, como eletrodomésticos e eletrônicos.
A percepção dos consumidores sobre o Emprego Atual avançou 1,3% em relação a janeiro, enquanto o Nível de Consumo Atual aumentou 0,2%.
Os demais subindicadores tiveram redução: Perspectiva de Consumo (-6,3%), Acesso ao Crédito (-3,8%), Perspectiva Profissional (-2,5%) e Renda Atual (-1,2%).
A maior redução do indicador ocorreu entre as famílias de menor renda, entre as quais o ICF marca 107,1 pontos, com baixa de 1,1% na variação mensal. Já entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, o indicador se manteve em 112,1 pontos, o mesmo registrado em janeiro.
da Fecomercio