Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (19), a empresária e consultora na área de Recursos Humanos (RH), Luciene Salto, comentou sobre as vagas de emprego temporárias durante o período da Páscoa.
Vagas temporárias durante a Páscoa
O domingo de Páscoa de 2024 cairá no dia 31 de março, marcando o final da Semana Santa para os católicos. Durante este período que antecede a Páscoa, muitas vagas de emprego temporárias aparecem no mercado. Luciene pontua que existe a expectativa no Brasil de uma abertura de 41 mil oportunidades de emprego temporário durante este período.
“Lembrando que quando falamos em Páscoa, não estamos falando apenas na comercialização de chocolates. Existe o envolvimento da indústria, do comércio e dos serviços que estão envolvidos neste processo”, explica. “A produção de castanhas, nozes, bolachas e afins também estão interligadas à Páscoa, assim como a indústria de embalagens, logística e afins. Dessa forma o período afeta uma série de fatores e produtos envolvidos”, complementa.
Cadeia de produção
Luciene afirma que devido à influência que todos esses setores possuem durante o período, isso acaba influenciando em toda uma cadeia de produção e, consequentemente, no aparecimento dessas vagas temporárias.
“O período influencia toda uma cadeia que se move em prol de realizar o atendimento para que a Páscoa de todos aconteça. Então promotores, vendedores, atendentes, o pessoal da logística e o que realiza as entregas de encomendas fazem parte dessa cadeia produtiva”, ressalta.
Ela também pontua que existem outras vagas dentro da indústria que oportunizam trabalhadores durante o período, além de pequenos comércios. “Existem as operadoras de produção nas grandes indústrias e fábricas e também nos pequenos negócios que fabricam chocolate durante a Páscoa. Dessa forma, inúmeros setores da sociedade são impactados”, afirma.
‘Oportunidade de mostrar engajamento’
Luciene aponta que essa é uma grande oportunidade para o funcionário temporário conseguir mostrar que pode exercer um cargo dentro daquela instituição.
“É uma oportunidade para que esse funcionário mostre o engajamento e por qual motivo está ocupando aquela vaga. Então é uma grande oportunidade para buscar uma efetivação dentro daquele empresa [além de ganhar experiência naquele setor]”, pondera.
Confira a entrevista completa: