O programa ‘Manhã Total’ da Rádio Lagoa Dourada (98.5) recebeu nesta segunda-feira (5) o coordenador do Feirão do Imposto, Clarison Kwasniewski, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG Jovem), Jefferson Wergamann, para falar sobre o 22º Feirão do Imposto 2025. O evento, organizado nacionalmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e no Paraná pela Faciap Jovem, busca conscientizar a população sobre a carga tributária no Brasil.
Jefferson explicou que a iniciativa promove as ações de forma livre, sempre com o objetivo de alertar sobre o peso dos impostos, principalmente os embutidos no consumo. Ele lembrou que em 2012 o Feirão conseguiu aprovar a lei que obriga os cupons fiscais a mostrarem o percentual de impostos, mas que ainda há pouca percepção de quanto se paga.
Novo imposto
Um destaque nas falas foi o novo imposto de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que passa a vigorar em janeiro de 2026 e substitui os atuais PIS e Cofins. Segundo Clarison, “há uma discordância quanto a isso, contadores e pessoal do direito tributário estão atentos porque temos quase seis meses para nos adequar, e tem empresas que nem sabem o que está acontecendo”, disse.
Clarison acrescentou que o aumento de impostos é reflexo do desequilíbrio entre arrecadação e gastos. “passa governo e entra outro, ao invés de injetar da forma correta, aumenta os impostos para tentar fechar uma conta que não se fecha”. Ele acredita que impostos como IPVA e IPTU até retornam em melhorias, mas critica a ineficiência no uso do dinheiro público.
Programação do Feirão
A programação do Feirão começou na semana passada com ações nos jogos do Operário, no Calçadão de Ponta Grossa e na Avenida Vicente Machado. Esta semana, as equipes visitarão escolas e universidades para falar sobre a importância dos impostos.
No dia 20 de maio, às 18h, haverá uma Noite Tributária na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Ponta Grossa para discutir os impactos da reforma tributária. Já no dia 27 de maio, às 18h30, na Acipg, será realizado um debate sobre o Simples Nacional, regime que abrange a maioria das pequenas e médias empresas do país.
Além disso, de 27 a 30 de maio, haverá uma ação no Terminal Central de Ponta Grossa em parceria com a Secretaria da Fazenda, orientando os cidadãos sobre isenção do IPTU, documentos necessários, dívidas ativas e impressão de boletos.
Zero imposto
Entre os eventos mais aguardados está o Festival Gastronômico Zero Imposto, de 26 a 31 de maio, quando empresários locais venderão produtos sem tributos, simulando como seria consumir sem a carga fiscal. Na mesma semana, o Parque Vila Velha oferecerá mil ingressos isentos de imposto onde os interessados deverão apresentar o panfleto físico ou digital do Feirão para participar.
Outra ação aguardada na última semana de maio é a Gasolina Zero Imposto, que acontece em parceria com o Posto Mahle, na Avenida Monteiro Lobato. Nessa ação, serão disponibilizados mais de cem abastecimentos de 10 litros cada, vendidos sem a incidência de impostos, ou seja, o consumidor pagará apenas o valor líquido, enquanto o proprietário do posto arcará com os tributos. Clarison explicou que a ideia não é permitir encher o tanque, mas sim conscientizar sobre o quanto se paga em impostos diariamente: “Quando você vê na prática que aquilo é valioso, você tem noção do quanto isso é importante para a sua vida”, finalizou.
Confira o programa na íntegra: