Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Paraná já distribuiu mais de 9 milhões de quilos de alimentos para estudantes da rede estadual

2020-05-12 às 10:38
08.05.2020 Primeira dama Luciana Saito Massa no colégio Professora Isabel Lopes Santos Souza. Foto Gilson Abreu

Estudantes assistidos pelos programas sociais do Governo do Estado já receberam mais de 9 milhões de quilos em alimentos.  São cestas básicas, com arroz, óleo, feijão, carne e hortifrutigranjeiros, que estão alimentando as famílias de mais de 231 mil alunos, que estudam na rede estadual de Educação.

Até o momento a Secretaria de Estado da Educação e Fundepar já fizeram quatro entregues nos colégios estaduais.

As entregas estão atendendo estudantes, atendidos por programa Bolsa Família, que ficaram sem as merendas em função da pandemia do novo coronavírus.

O diretor do Colégio Estadual Professora Izabel Lopes, no Pinheirinho, em Curitiba,  Averaldo Teodoro, avalia como importante essa entrega de merendas para as famílias de baixa renda. “Vejo como essencial a entrega dos alimentos para os nossos alunos. Muitos são de baixa renda e por meio dessa ação, a comida está chegando em suas mesas”, diz o diretor.

A cada quinze dias, as equipes da Secretaria organizam a distribuição dos alimentos para os alunos,  que são entregues um dia antes pela Fundepar diretamente nas escolas.

Em um sistema de rodízio de professores, agentes I e II e também pedagogos e diretores, organizam os kits de merenda para distribuir às famílias beneficiárias do Bolsa Família.
A diretora do Planejamento Escolar, Adriana Kampa, explica que as entregas são para todas as escolas, mas o kit é diferente em cada escola. “Fazemos o repasse e o diretor e a equipe de cada escola distribuem conforme suas necessidades. Por isso, existe diferença entre os alimentos entregue de uma escola para outra”.

MATERIAL IMPRESSO – Durante a entrega dos kits, as atendem as famílias de alunos que não têm acesso às plataformas de aula  e precisam receber material didático impresso para dar continuidade ao ano letivo.

A diretora da Escola Estadual Yvone Pimentel, no bairro Capão Raso em Curitiba, Maira Hara, afirma que a alternativa é ideal para famílias que possuem renda baixa e não têm acesso. “Aqui em nossa escola, nossa equipe buscou rastrear todas as famílias que não têm nem acesso às aulas pela TV ou pelo aplicativo do celular e também incluímos aquelas que possuem mais de dois filhos”, disse. “Nós convidamos eles para virem na escola no mesmo dia da entrega do kit e já entregamos as atividades”, explica a diretora. Nesses momentos, há oportunidade de tirar dúvidas do material entregue.

BOA AJUDA – Para os responsáveis pelos estudantes, os kits vieram em um bom momento, já que muitos estão em casa sem conseguir trabalhar e, consequentemente, sem renda.

Cleide Aparecida Costa é mãe de duas alunas que estudam na escola localizada no Alto Boqueirão. Ela conta que a doação de alimentos ajuda a completar a refeição dos filhos e também a deixa mais segura nesse período de isolamento.

“Meu maior medo é contrair o vírus indo ao mercado, ficar doente e não poder cuidar das crianças. O kit ajuda na alimentação saudável dos meus filhos e vai durar bastante. Vou poder ficar em casa tranquila com eles”, diz.

Imagens/informações: AEN.