Um levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que o varejo no Brasil registrou uma queda de 31,8% nas vendas em abril de 2020, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em Ponta Grossa, a queda ficou em torno de 14%. “Eu tenho acompanhado os números pela Receita Estadual. A nossa arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi 14% menor que abril do ano passado”, conta o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro. Ele ainda explica que o número diz respeito ao total de vendas, incluindo supermercados. “Como os mercados tiveram alta nas vendas, puxa o número pra cima. Se for só no varejo acredito que o número seja maior”, complementa.
De acordo com o Serasa Experian, os setores que mais sofreram foram o de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com uma queda de 39,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado; vestuário e calçados registrou uma redução de 39,6% nas vendas; o de veículos, motos e autopeças, 33,1%; e o de material de construção, 32,1%.
Para o economista da Serasa Luiz Rabi, a queda no movimento é influenciada diretamente pela adoção das medidas de distanciamento social contra a pandemia do novo coronavírus (covid-19). “Com estabelecimentos comerciais de portas fechadas, lojistas viram seus estoques aumentarem e a demanda por produtos diminuir”, disse.
Da redação com informações da Agência Brasil